UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Linhas de Pesquisa

Você está em: Linhas de Pesquisa

Relações de poder, hierarquias e mobilidade social no Antigo Regime

Objetivo: Desenvolver pesquisas sobre hierarquização econômico-social nas sociedades de Antigo Regime em estreito diálogo com as questões relacionadas às configurações dos poderes nestas sociedades. A ênfase das investigações recai sobre a Monarquia pluricontinental portuguesa, relacionando temas como poder político, comunicação política, prestígio social, relações escravistas e níveis de riqueza.

 

Universo militar e escravidão

Objetivo: Analisar a experiência militar e suas relações com a sociedade e com os poderes políticos. Destacamos a importância do papel de pessoas escravizadas na formação de batalhões de negros e indígenas para fins de defesa nos contextos de guerra na América Portuguesa. Além disso, ponderamos a relevância de pensar o papel desses sujeitos a partir de sua participação em corpos militares e as relações sociais e políticas construídas no exercício desse papel que constituía um meio de mobilidade social.

 

Espaços, fronteiras e dinâmicas populacionais na Iberoamérica

Objetivos: Analisar a construção de espaços e fronteiras nos mundos americanos visando compreender a ação das pessoas nesses espaços que, durante muito tempo, eram marcados pela porosidade e pela imprecisão. Enfatizamos a busca por estudos sobre temas envolvendo as fronteiras e os espaços entendendo que, a partir desses conceitos, conseguimos perceber a articulação de pessoas livres e escravizadas no conjunto das fronteiras (internas ou externas) do continente americano.

Laboratório de História Econômica e Social – LAHES