UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Inicial

Você está em: Inicial

O Laboratório de História Econômica e Social foi criado em 1997 por um grupo de professores do Departamento de13012872_1296830090331526_1996854006075590533_n História da UFJF com o objetivo de consolidar uma linha de pesquisa nesta área. Nosso meta inicial era fortalecer o projeto de implantação de um programa de pós-graduação em História. O Lahes ganhou registro no CNPq assim que a instituição criou a plataforma Diretório dos Grupos de Pesquisa.

Atualmente, o Laboratório de História Econômica e Social (LAHES) é um núcleo de pesquisa registrado no Diretório Grupos do CNPQ que congrega pesquisadores de várias instituições federais de ensino superior, além de alunos de graduação e pós-graduação. O objetivo maior do núcleo é dinamizar a interlocução entre as pesquisas em história econômica e social que conjuguem análises de caráter mais estrutural, baseadas em fontes passíveis de serem seriadas e abordadas quantitativamente, com uma investigação mais microscópica, que ponha também em evidência a ação do sujeito individual como elemento fundamental para o entendimento da dinâmica histórica.

Busca também abrir espaço para discussões e experimentações ligadas às novas abordagens sobre o Mundo Moderno que vêm renovando as perspectivas historiográficas das últimas décadas. O grupo tem ainda por meta:

* estabelecer parcerias interinstitucionais no desenvolvimento de pesquisas nas linhas propostas, com vistas a alcançar investigações de caráter comparativo;

* fortalecer os laços com as instituições estrangeiras com as quais já mantemos projetos coletivos objetivando a internacionalização do PPGHIS da UFJF;

* criar oportunidades para o envolvimento de graduandos nas atividades de pesquisa.

Laboratório de História Econômica e Social – LAHES