Fechar menu lateral

Reforma do Laboratório Solar Fotovoltaico

O funcionamento do Laboratório Solar Fotovoltaico está provisoriamente interrompido para a reforma e modernização da sua infra-estrutura interna e externa.

Durante a  reforma e ampliação do restaurante universitário da UFJF, em 2009, houve a destruição do cabeamento subterrâneo que interligava o laboratório à rede elétrica. Em 17 de dezembro de 2009 houve um violento temporal na cidade Juiz de Fora, com rajadas de vento de até 102 km/h e queda de granizo, que teve como consequência além da interrupção do fornecimento de energia elétrica para aproximadamente trinta e oito mil consumidores e danos consideráveis de diversos painéis solares fotovoltaicos, como pode ser observado na foto.

A recapacitação do laboratório está sendo realizada com apoio financeiro do INERGE e de serviço técnico especializado da UFJF. Na foto a seguir, os funcionários Pierre e José Américo  seguram um dos painéis novos que será utilizado para substituição. Já foram investidos cerca de R$ 9.500,00 na compra de cabos, transformador de potência e serviços de instalação do transformador aéreo na rede elétrica de alta tensão. Também está sendo realizada a aquisição de três inversores de frequência, de 5 kW cada, e de um sistema de monitoração que permitirá operar e acompanhar o funcionamento ininterrupto da planta 24 horas por dia. O custo destes equipamentos é da ordem de US$ 8.500,00 e estão sendo importados com o auxílio da FADEPE via Importa Fácil – CNPq. Também estão sendo providenciadas a identificação e reparo da estrutura dos painéis (em especial, os danificados), limpeza e pintura das instalações físicas, incorporação de cabeamento lógico e modernização da estrutura de controle do sistema.

Além disso, duas dissertações de mestrado em andamento já possuem protótipos experimentais desenvolvidos para trabalhar com painéis solares fotovoltaicos. Uma pesquisa envolve o desenvolvimento de conversores CC-CC para maximizar a eficiência da conversão de energia em arranjos solares fotovoltaicos e a outra envolve a construção de um conversor CC-CA para a conexão com a rede elétrica e detecção de ilhamento, situação na qual ocorre falta de energia da rede elétrica e os conversores devem ser desconectados para efeitos de segurança.

A previsão é de que o laboratório volte a funcionar normalmente em maio de 2011 para as pesquisas com conversores e algoritmos de controle construídos pela própria equipe do laboratório. E, até julho, o funcionamento contínuo e ininterrupto de metadade da capacidade de geração do laboratório será realizada pelos conversores eletrônicos comerciais no intuito de reduzir o consumo de eletricidade da UFJF. A outra metade será destinada às pesquisas.