Fechar menu lateral

Publicações

Blog Conversa de Historiadoras

 

Blog criado pelas historiadoras Hebe Mattos e Martha Abreu em 2014 como plataforma de história pública para participar do debate sobre os significados presentes do passado escravista brasileiro e sobre o papel dos historiadores profissionais para a implantação de políticas públicas de combate ao racismo, nos campos educacional e cultural. O blog continua ativo, conta com uma biblioteca de publicações acadêmicas online, e contém textos escritos por diversos historiadores, com regularidade variada, desde 2014.

 

Publicações do projeto FAPERJ/COLUMBIA (2015/2016)

 

O projeto Passados Presentes: Políticas de reparação da área de educação no Brasil, aprovado no edital FAPERJ/Columbia Global Center (2014), coordenado por David Scott (Columbia University) e Hebe Mattos (LABHOI/UFF/UFJF), foi concluído em 2016 e divulgou, em um site relatório, o pdf da maioria das publicações do grupo de pesquisadores, com destaque para a publicação bilíngue, organizada com apoio do Projeto Rota do Escravo da UNESCO, por Milton Guran, Martha Abreu e Hebe Mattos, Inventário dos Lugares de Memória do Tráfico Atlântico de Escravos e dos Africanos Escravizados no Brasil. Confira.

 

Artigos onlines em revistas científicas

 

MATTOS, Hebe; ABREU, Martha; CASTRO, Isabel. Da história oral ao filme de pesquisa: o audiovisual como ferramenta do historiador. Hist. cienc. saude-Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 24, n. 4, p. 1147-1160, Oct. 2017.

 

MATTOS, Hebe; ABREU, Martha; GURAN, Milton. Por uma história pública dos africanos escravizados no Brasil. Estud. hist. (Rio J.), Rio de Janeiro, v. 27, n. 54, p. 255-273, Dec. 2014.

 

Livros

 

MATTOS, H. ou CASTRO, H. M. M.. Escravidão e Cidadania no Brasil Monárquico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000. 74p .
 
MATTOS, H. ou CASTRO, H. M. M.. Das Cores do Silencio. 3. ed. Campinas: UNICAMP, 2013.
 
MATTOS, H. ou CASTRO, H. M. M.. Ao Sul da História. Lavradores pobres na crise do trabalho escravos. Segunda Edição Revista e Ampliada.. 2. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2009. v. 1. 157p .


MATTOS, H. ou CASTRO, H. M. M.RIOS, A. M. L. . Memórias do Cativeiro: Família, trabalho e cidadania no pós-abolição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005. 301p .
 

 

 

TCC, Dissertações e Teses.

 

PESSOA, Thiago Campos. A indiscrição como ofício. O complexo cafeeiro revisitado. Tese de Doutorado em História, UFF, 2015.

 

WEIMER, Rodrigo. A gente de Felisberta, Consciência histórica, história e memória de uma família negra no litoral rio-grandense no pós-emancipação (c. 1847-tempo presente). Tese de Doutorado em História, UFF, 2013.

 

SILVA, Júlio Cláudio. Relações raciais, gênero e memória: a trajetória de Ruth de Souza entre o Teatro Experimental do Negro e o Karamuru House (1945-1952). Tese de Doutorado em História, UFF, 2011.