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Imagens

As coleções de imagens virtuais da rede de pesquisa do LABHOI são disponibilizadas em séries organizadas pelas linhas de pesquisa no site do LABHOI/UFF, compondo um banco de imagens de finalidades didáticas e de referência para a investigação histórica. Damos acessos nesta página às coleções formadas por pesquisadores do LABHOI/UFJF.

 

 

 

Reprodução do LUX (diário em forma de recortes de jornais) da atriz Ruth de Souza, que autorizou o pesquisador Júlio Claudio Silva, professor da Universidade Estadual do Amazonas, a digitalizar o material e disponibilizá-lo na sessão Imagens do LABHOI. Júlio é autor do livro Uma estrela negra no teatro brasileiro: relações raciais e de gênero nas memórias de Ruth de Souza (UEA, 2017), originalmente tese de doutorado, defendida na UFF.

 

 

A coleção Aloysio Clemente Breves é composta por diversos tipos de Imagens, montada e catalogada por Aloysio Clemente Breves, que nos cedeu muito gentilmente a possibilidade de apresentá-las no nosso espaço de pesquisa. Aloysio,  descendente de Joaquim de Souza Breves, talvez o maior fazendeiro escravista e negociante de escravos do Rio de Janeiro no século 19, possui um rico trabalho sobre sua família, sistematizado e organizado no sitio: www.brevescafe.oi.com.br. Composta por séries temáticas: Série Retratos; Série Fazendas e Série São João Marcos, essas imagens nos transportam a histórias privadas, às antigas fazendas e à cidade de São João Marcos que, na primeira metade do século XIX, foi reduto dos Souza Breves. Aloysio Clemente Breves concedeu uma entrevista sobre a coleção a Thiago Campos Pessoa, autor do livro O Império da Escravidão: o complexo Breves no Vale do café (Rio de Janeiro, c.1850 – c.1888) (Arquivo Nacional, 2018), baseado em tese premiada pelo Arquivo Nacional (2015), pelo Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro (2015) e pelo Prêmio UFF de Teses e Dissertações (2016). A entrevista está depositada no arquivo do LABHOI/UFF.

 

 

A cidade de Niterói é sede de diversas escolas de samba. A Acadêmicos do Cubango foi tema de um dos cursos de história oral do LABHOI/UFF, ministrado pela Prof. Hebe Mattos. A escola de samba tem fortes raízes nas tradições e experiências da população de origem africana da cidade. Foi a que mais títulos ganhou nos antigos desfiles da Avenida Amaral Peixoto e hoje desfila na cidade do Rio de Janeiro. As fotografias cedidas para essa coleção pertencem ao acervo Marçal Branco, divulgador da Escola. Para saber mais sobre a coleção: confira o projeto Niterói: cidade de memórias, no Memorial Identidades do Rio.

 

 

Mostra itinerante de filmes de pesquisa sobre história e memória da escravidão, criado por iniciativa do Prof. Bogumil Koss (Universidade de LAVAL, Canadá e EHESS, França) e organizado de 2008 a 2015 por Myriam Cottias (CIRESC/CNRS); Hebe Mattos (LABHOI/UFF/UFJF) e Francine Saillant (CELAT/LAVAL). O site em três línguas (inglês, francês, português) dá acesso a um arquivo com uma galeria de fotos de todas as edições, no Brasil, no Canadá, na França e no Haiti.

 

 

A coleção Memórias do Cativeiro: Imagens compõe-se de três séries de fotografias relacionadas ao Projeto Memórias do Cativeiro: narrativas do LABHOI/UFF, coordenado pela Profa. Hebe Mattos. As duas primeiras séries são compostas por fotos dos entrevistados [série 1] e de fotos de fotos de família [série 2] produzidas para a tese de doutoramento em História de Ana Maria Lugão Rios – My Mother was a Slave, not me! Black Pesantry and Local Politics in Southeast Brazil, c. 1870, c. 1940, University of Minnesota, 2001[fotos da pesquisadora];

 

A terceira série é composta por fotos da Comunidade Negra Rural de São José da Serra [série 3], em Valença, no Rio de Janeiro, cujo relatório de Identificação como remanescente de quilombo para efeitos de aplicação do artigo 68 do Ato as Disposições Constitucionais Transitórias de 1988 foi redigido por Hebe Mattos e Lídia Meirelles, em 1999. As entrevistas de Dona Zeferina e Seu Manoel Seabra, líderes da comunidade, fazem parte do acervo oral Memórias do Cativeiro [fotos Lídia Meirelles e Isabel Castro].

 

 

A Universidade Federal Fluminense, através da Prof. Hebe Mattos, do Laboratório de História Oral e Imagem (LABHOI/UFF), e da Prof. Martha Abreu, do Núcleo de Pesquisa em História Cultural (NUPEHC/UFF), desenvolveu o projeto Jongos, Calangos e Folias: Memória e Música Negra em comunidades rurais do Rio de Janeiro. Com origem nas lutas dos últimos escravos pela liberdade, jongos, calangos e folias afirmam identidades negras e contribuem para uma luta política mais ampla, hoje visualizada em todo o Brasil, de combate às desigualdades raciais e culturais. O objetivo do projeto foi registrar tais manifestações e a história das comunidades que as protagonizam, disponibilizando o material produzido no Acervo UFF Petrobrás Cultural de Memória e Música Negra, além de produzir material didático e historiográfico, nos termos das Diretrizes para o ensino da História da África e da Cultura Afro-Brasileira. O projeto recebeu patrocínio do Edital Petrobrás Cultural.

  

 

A coleção de fotografias da coleção Resgate é composta por um conjunto de 236 imagens localizadas por Eduardo Schnoor durante a pesquisa que resultou no livro Resgate: Uma Janela Para o Oitocentos (Top Books: 1995), organizado com Hebe Mattos, reproduzidos e digitalizados pelo LABHOI/UFF. São fotos organizadas em dois álbuns e por mais 22 fotos avulsas. Apesar das fotos, em sua maioria, não estarem datadas, alguns indícios, tais como fotógrafos, as opções técnicas e estéticas, a indumentária, as inscrições escritas nas próprias fotos e algumas fotos com data, forneceram elementos para datar a coleção entre 1860-1890. Para saber mais: Acesse o PDF do livro Resgate: uma janela para o oitocentos, disponível na Biblioteca do site Conversa de Historiadoras.