Data: 27 de outubro de 2017
Durante o século XIX, principalmente após a estabilidade alcançada depois da coroação de Dom Pedro II, o Império passou a investir no projeto de forjar um sentimento de nação para o país e de legitimação do governo Imperial. Sendo este um debate que estava em voga entre intelectuais e governantes brasileiros. A pintura de história, principalmente aquela produzida no âmbito da Academia Imperial de Belas Artes, foi um dos instrumentos utilizados pelo Estado com o objetivo de criar um passado em comum e coerente para o país e de revestir a Família Imperial de símbolos e ritos que exaltassem seu poder. Minha proposta para o curso é oferecer um panorama da pintura histórica brasileira, tendo como eixo temático a construção da Nação. Iremos analisar as obras procurando perceber a presença desses projetos, bem como, ressaltando que nem sempre os artistas corroboravam com as concepções do Estado, tendo certa liberdade na construção das obras. Além de análise e comparação das imagens escolhidas, iremos trabalhar também com as críticas referentes às obras e com o texto que as acompanhavam no catálogo das Exposições Gerais de Belas Artes, para uma maior compreensão da recepção da tela e da ideia que o artista pretendia transmitir.
Bárbara Ferreira Fernandes é graduada em história pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente desenvolve pesquisa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em História da UFJF, com orientação da professora Maraliz Christo e apoio da FAPEMIG. Tem como tema de estudo a pintura histórica brasileira no século XIX, mais especificamente a obra Juramento da Princesa Isabel do pintor Victor Meirelles.
*As inscrições serão realizadas no primeiro dia do minicurso *