UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

A representação do homem na fotografia de Alair Gomes

Data: 16 de junho de 2016

Minicurso ministrado pela Profa. mestranda Aline Gomes (IFCH/UNICAMP)

faça sua inscrição: clique aqui.

 

Dias 21 e 22 de Junho. SALA C-I-05 – das 14 às 17hs

 

 

 

 

Alair Gomes."Pacific - II. Carmel" . Fragmento da série Glimpses of America (1975-976.) Nova Iorque, EUA. Acervo Biblioteca Nacional RJ.

Alair Gomes.”Pacific – II. Carmel” . Fragmento da série Glimpses of America (1975-976.) Nova Iorque, EUA. Acervo Biblioteca Nacional RJ.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

IMG_0024 IMG_0033 IMG_0034 IMG_0018

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ementa: Em quase duzentos anos, a fotografia percorreu incontáveis caminhos: foi prestigiada com o surgimento de retratistas, revelou o mundo distante e exótico para o deslumbramento do “velho mundo”, amargou o desgaste de uma excessiva comercialização, aproximou-se da pintura e das vanguardas em busca de reconhecimento artístico, ganhou popularidade com a imagem impressa e o fotojornalismo, tornou-se instrumento científico de precisão, passatempo popular e obra de arte, entre tantos outros. Dentro desse rico percurso as experiências fotográficas, especificamente aquelas com o corpo masculino são inúmeras. A exibição do corpo masculino, despido ou com poucas roupas aparece nos primeiros daguerreótipos. De maneira não linear, esse minicurso pretende apresentar um recorte que promova a análise e reflexão da trajetória da fotografia do corpo masculino. Nos encontros serão apresentados os trabalhos do fotógrafo carioca Alair Gomes (1921-1992). Partindo da obra de Gomes e outros artistas discutiremos a apresentação do corpo masculino na fotografia e sua representatividade na história da arte.

 

 

Pontos abordados:

 

            – Esporte e erotismo

            – Corpo masculino e censuras

            – Revistas masculinas estadunidenses

 

 

 

Referências Bibliográficas

 

BECEYRO, Raúl. Ensayos sobre fotografia. Buenos Aires: Paidós, 2005.

COLI, Jorge. O corpo da liberdade: reflexões sobre a pintura do século XIX. São Paulo, SP: Cosac Naify, 2010.

CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges. História da Virilidade: A virilidade em crise? Séculos XX-XI. Petrópolis: Vozes, 2013. (Volume 3). Tradução de: Noéli Correia de Melo Sobrinho e Thiago de Abreu e Lima Florêncio.

COOPER, Emmanuel. Fully exposed: the male nude in photography. London: Routledge, 1999.

GOMES, Alair de Oliveira. Reviravoltas na arte do século XX. Niterói: EDUFF, 1995.

_____. RIO BRANCO, Miguel. A new sentimental journey. São Paulo, SP: Cosac Naify, 2009

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Elogio da beleza atlética. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2007.

REYERO, CARLOS. Aparencia e Identidad Masculina: da la ilustración al decadentismo. Madrid: Ediciones Cátedra, 1999

SANTOS, Alexandre Ricardo dos Santos. A fotografia como escrita pessoal: Alair Gomes e a Melancolia do corpo- outro. 2006. 403f. Tese. Doutorado em Artes Visuais, com ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte. Universidade Federal do Rio Grande Do Sul. Porto Alegre, 2006.

 

 

Aline Gomes é graduada em Educação Física; graduada em História; atualmente aluna de mestrado em História da Arte pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas; agência financiadora: FAPESP.