UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Metodologia

Você está em: O LabG > Metodologia

 

O Laboratório de Gestão Pública e Social (LabG) destina-se à capacitação discente, nos segmentos de Administração e Ciências Contábeis, por meio da promoção de experiências aplicadas junto aos setores público e público não estatal (terceiro setor). A atuação do LabG pode ser múltipla, dependendo da natureza dos projetos que serão desenvolvidos.

 

Todavia, se sua atuação ocorrer pela inserção de discentes em instituições parceiras, para que problemas sejam diagnosticados e soluções sejam propostas, uma estrutura organizacional se faz necessária, para que haja divisão e coordenação de esforços. Tal estrutura foi criada no segundo semestre de 2017, pelos primeiros discentes matriculados no LabG. Trata-se da Organização Universitária de Apoio às Entidades Públicas e Sociais (Oups!).

 

A Oups! se divide, portanto, em atividades-fim (voltadas às demandas das instituições parceiras) e atividades-meio (centradas na coordenação de esforços para realização das atividades-fim). Independentemente do tipo de atividade, todas serão orientadas por docentes da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Juiz de Fora e todas se subordinarão aos princípios coletivamente estabelecidos pela Oups!: i. cooperação, ii. qualidade, iii. gestão participativa e igualdade decisória, iv. altruísmo, v. responsabilidade e compromisso e vi. respeito.

 

Espera-se que o universo de possibilidades descortinado pelo LabG favoreça a formação discente, por meio da problematização de acertos e erros (individuais e coletivos), da produção de conhecimento, do desenvolvimento de habilidades e atitudes e do refinamento da percepção da relevância do público e do público não estatal para a construção de uma sociedade democrática, republicana, justa e plural.

 

O LabG corresponde a um conteúdo eletivo para as graduações da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis. Corresponde, também, a uma atividade de extensão universitária, devidamente registrada na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora. Contudo, é vetado o duplo aproveitamento das horas do LabG – por meio de integralização de disciplina e, simultaneamente, flexibilização curricular (originária da extensão). Ele pode ser, ainda, espaço para desenvolvimento do estágio docente de mestrandos.

 

Laboratório de Gestão Pública e Social