andrea

Em “Fundamentalismo Religioso: o discurso religioso moralista e a disputa por corações e mentes no espaço público contemporâneo” a cientista da religião Andréa Silveira de Souza (2019) {@andreasilveira25} se dedica à análise dos elementos teológicos e políticos que animam e marcam distintas correntes fundamentalistas no espaço público estadunidense. Nesse contexto, a autora oferece subsídios para o entendimento do papel desempenhado pelos movimentos denominados fundamentalistas no cenário contemporâneo. O texto aborda o contexto de surgimento do movimento, suas metamorfoses, para que, então, leitoras e leitores tenham subsídios para interpretar o crescimento, a relevância e a complexidade que tal movimento religioso-político desempenha na atualidade em âmbito mundial. Nessa obra, a autora apresenta chaves teóricas para a compreensão da forma como a religião se manifesta, no caso, como ela se manifesta na forma de fundamentalismo religioso, constituindo-se assim, um referencial teórico relevante também para a compreensão do atual contexto religioso, político e social brasileiro.