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GEMA – Geografia, Educação e Meio Ambiente

GEMA ‐ Geografia, Educação e Meio Ambiente

Coordenação do GEMA

Professor Vicente Paulo dos Santos Pinto

 

No âmbito do Diretório Grupos CNPq, está vinculado ao Grupo de Pesquisa Estudos de Paisagem.

O GEMA tem por objetivos promover pesquisa, ensino e extensão sobre questões ambientais a partir do enfoque da geografia política, da ecologia política e da educação ambiental.

 

Projetos em andamento:

Pesquisa (BIC/UFJF): “Os movimentos socioambientais latino-americanos: resistências locais possíveis a partir da educação ambiental e da educação do campo”.

Resumo: Esta proposta de pesquisa se insere nos campo da geografia política e da educação ambiental, concentrando-se na busca de identificação e de análise de processos que possam evidenciar resistências possíveis engendradas pelos movimentos sociais vinculados ao ambientalismo, principalmente a partir da educação ambiental e à educação do campo no âmbito da América Latina, com ênfase no Brasil, como experiências concretas que articulam as escalas regional e local.

Projeto de Extensão: “Projeto de fortalecimento da Associação Lixo Certo – ALICER.  Apoio para a elaboração e execução de um Plano de Educação Ambiental voltado para a coleta seletiva.”

Resumo: O projeto visa a elaboração e execução de um Plano de Educação Ambiental voltado para otimização da coleta seletiva empreendida pela associação de catadores de materiais recicláveis. Resultante da parceria entre o Núcleo de Pesquisa GEMA – Geografia, Educação e Meio Ambiente (DGEO/ICH) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Campus Juiz de Fora (IF-Sudeste), o projeto foi estabelecido para atender as demandas, definidas pelas(os) catadoras(es) a partir dos desafios enfrentados no cotidiano de seu trabalho, que encontram-se nesta proposta como objetivos central e específicos do trabalho. Dentre os objetivos específicos, destacam-se: a identificação e localização de potenciais geradores de materiais recicláveis (condomínios, empresas, hotéis, etc.), o cadastramento dos parceiros possíveis fornecedores de material, o mapeamento da área de atuação e a elaborar e realização ações educativas junto aos fornecedores e aos associados da ALICER visando a intensificação da quantidade e da qualidade do material reciclável coletado pela ALICER. Para tanto, estão previstas ações de educação ambiental, seguindo o seguinte roteiro: 1) reconhecimento-aproximação da realidade, delimitação de público, apresentação e compartilhamento da proposta educativa; 2) realização do diagnóstico-planejamento participativo; 3) difusão de processos educativos e realização de atividades formativas.

 

Bolsistas/Orientandos:

Lucilene Ferreira (PPGE)
Luiz Henrique de Oliveira Santos (PPGEO)
Patrícia Freire (PPGEO)
Guilherme Gaio Montes  (BIC)
Caleb Ido (Extensão)
Hugo Correia (Extensão)
Elen Gonçalves (Extensão)