Projetos e Ações de Extensão

O curso de Jornalismo da UFJF tem como uma de suas marcas o perfil extensionista da formação oferecida. Docentes e TAEs que integram a FACOM desenvolvem uma série de projetos que tem como foco a inserção social de seus participantes, e o diálogo entre Universidade e Sociedade.

Atualmente, como pode ser consultado no site da Pró-Reitoria de Extensão (https://www2.ufjf.br/proex/acoes/) há em vigor um total de dez projetos de extensão desenvolvidos sob coordenação de professores(as) e técnicos da FACOM. Além dos projetos abaixo discriminados, que são uma oportunidade de atuação também de discentes, com o protagonismo pretendido nas atividades complementares e nas atividades curriculares de extensão (currículo 2023), no mês de setembro há uma série de novos projetos que estão em fase de implantação.

Projetos de Extensão em vigor 2022-2023

• Produtora WebTV – coordenador Giovanni Verazzani
  • Academia e Cultura Pop – coordenador Giovanni Verazzani
  • Workshop Interpretação para 3ª Idade  – coordenadora Márcia Falabella
  • Escola de Espectador  – coordenadora Márcia Falabella
  • Centro de Estudos Teatrais – Cursos e Oficinas  – coordenadora Márcia Falabella
  • Clube de Leitura – coordenadora Teresa Neves
  • Seminários de Formação em Literacia Midiática – coordenadora Letícia Torres
  • Publicidade no nosso dia a dia: desenvolvimento de competências midiáticas críticas e criativas – coordenadora Letícia Torres
  • Rádio FACOM – coordenador Álvaro Eduardo Trigueiro Americano
  • Cineclube Lumière e cia – coordenadora Erika Savernini
  • Música, olhos e ouvidos – coordenador Jhonatan Mata

Projetos de Extensão em implantação – 2º semestre 2023

• Núcleo de combate à desinformação – coordenadora Iluska Coutinho
  • Agência Universitária de Notícias – coordenador Jorge Felz
  • Poderia ser eu: os setores populares em imagens – coordenador Jorge Felz
  • MemórIA: coordenadora Talita Magnolo

Além dos projetos regulares, há uma série de outras ações de extensão, desenvolvidas de forma concentrada, como eventos. É o caso por exemplo do Encontro Regional de Comunicação (Erecom) que já teve 19 edições. A última foi realizada em novembro de 2022.

Os grupos de núcleos de pesquisa também realizam eventos periódicos, com convidados externos e que são uma oportunidade interessante para apresentação de trabalhos e para vivenciar uma formação mais próxima da sociedade. Um desses eventos é o Ciclo de Estudos em Jornalismo e Audiovisual (imagem ao lado).