Fechar menu lateral

Aluna da Facom ganha prêmio Expocom Sudeste deste ano

Foto por Paula Duarte e arte por Romerito Pontes

Foto por Paula Duarte e arte por Romerito Pontes

“A Menina Que Colecionava Estrelas” foi o projeto ganhador do prêmio Expocom Sudeste 2017. A diretora do curta-metragem é Ana Cláudia Ferreira, uma das alunas da Faculdade de Comunicação da UFJF. “Ter ganhado o prêmio do Sudeste e ser classificada para o Nacional diz algo sobre a qualidade do que estamos produzindo e temos capacidade de produzir na Facom. É o reconhecimento de que a pesquisa aliada à prática funciona e podemos produzir materiais práticos, experimentais e teóricos de excelência em todas as áreas que a comunicação dialoga”, disse Ana Cláudia.

O curta também recebeu o grande prêmio dado pelo Festival Primeiro Plano de 2016, o Incentivo Primeiro Plano. Ele é destinado ao melhor curta feito por um diretor universitário e fornece ao vencedor 7 mil reais para realizar uma nova produção no ano seguinte.

O filme conta a história de duas mulheres que moram no interior e dominam o ofício dos trabalhos manuais. A Maria costura para criar a filha. Mariana ajuda a mãe nas tarefas, enquanto coleciona estrelas. “Considero esse, o trabalho que me formou, tanto profissionalmente, quanto pessoalmente. A formação em Comunicação Social me abriu os horizontes. Contei com o apoio de professores que me direcionaram”. Ela destaca nomes como Cristiano Rodrigues, Nilson Alvarenga e Erika Savernini.

“A Menina Que Colecionava Estrelas” foi desenvolvido como o Trabalho de Conclusão de Curso de Ana Cláudia. Ela conta que já pesquisava cinema e também havia participado de trabalhos práticos como diretora e produtora de arte.

“O ambiente rural sempre me foi comum durante a infância e adolescência. Presenciava os rituais da culinária, onde as mulheres da família se reuniam para fazer a pamonha. As lembranças dos causos contados pelo meu avô, o costume de observar o céu durante as noites de verão, e no outono – quando o céu fica mais límpido”.

O curta tem o elenco composto por Luciana Fins e Clara Rodrigues e Valentine Fontanella. Contando também com a participação de Alice Linhares, Tomyo Ito, Mariana Martins, Kiko Barbosa, Daniel Couto, Carolina Queiroz, Daniel Couto e Bia Nascimento.

“A Menina Que Colecionava Estrelas” foi patrocinado pela Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura, que fornece apoio financeiro para artistas, produtores ou entidades culturais. “Sem esse recurso não teria como financiar esse projeto”, aponta Ana Cláudia.

A pré-produção durou cerca de seis meses. “Cada cena do filme tem uma história, uma referência teórica, visual e afetiva. Foi uma grande tarefa”. A locação fica em meio a muito verde, possuí um cenário próprio, tendo sido filmado sobre a luz natural durante o dia, enquanto à noite era possível observar o céu, que inspirou muitas imagens.