Ir para o conteúdo

Revista ARGO

O Colégio de Aplicação João XXIII / UFJF apresenta um novo espaço para troca de experiências pedagógicas e divulgação de pesquisas relacionadas ao ensino: a revista Argo.

Aberta aos professores e alunos do Ensino Básico e Superior das instituições públicas e particulares, a revista Argo tem como objetivo fortalecer a relação Ensino, Pesquisa e Extensão com os mecanismos midiáticos e funcionar como um instrumento de formação inicial e continuada, auxiliando o trabalho docente.

Com um teor mais jornalístico do que acadêmico, a revista apresentará em cada edição, sob responsabilidade da comissão editorial, uma reportagem de capa, uma entrevista e um debate em torno de um tema relevante para a Educação e receberá para publicação textos desenvolvidos a partir de práticas educacionais e artigos de divulgação de pesquisas pedagógicas, além de cartas abertas, resenhas, quadrinhos e cartuns, produções literárias e visuais, divulgação de eventos e notas jornalísticas.

A comissão editorial avaliará o material recebido de acordo com o perfil e os objetivos das seções da revista e as normas estabelecidas para colaboração.

 

COLABORAÇÃO

A colaboração é aberta aos professores e alunos do Ensino Básico e Superior das redes públicas e particulares.

O período de envio dos textos para o 1º número da revista vai até o dia 01 de maio. O material entregue após essa data será avaliado para inclusão no 2º número.

Formato dos textos e imagens:
  • Os textos e imagens deverão ser enviados para o e-mail argo.joaoxxiii@ufjf.edu.br
  • Os textos deverão ter no máximo 3 páginas em espaço duplo, tamanho de letra 12 e configuração de página em A4.
  • Os textos e imagens deverão ter conteúdo compatível com a seção à qual se dirigem.

 

SEÇÕES PARA AS QUAIS HÁ SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Espaço de Experiência de Ensino: relato de experiência de prática docente no Ensino Básico, incluindo estágio.

Espaço de Experiência de Pesquisa: relato de experiência de pesquisa, em andamento ou finalizada, desde que tenha interesse para o universo educacional.

Espaço de Experiência de Extensão: relato de experiência de extensão vinculada ao Ensino Básico.

Espaço do aluno: relato de experiência discente no Ensino Básico ou artigo de opinião com temática educacional escrito por aluno do Ensino Básico.

Resenha de livros, CDs, filmes e outros produtos culturais: resenha jornalística de livros e outros produtos culturais relevantes para a prática docente, lançados recentemente.

Carta aberta: espaço de manifesto, dirigido a autoridades educacionais, com reivindicações para o setor da Educação.

Quadrinhos: página dedicada à publicação de tiras ou HQs curtas produzidas por alunos ou professores.

Produções literárias e visuais: produções literárias (contos, poesia, etc.) e visuais (desenhos, pinturas, etc.) realizadas por alunos da Educação Básica e da graduação, como resultado de prática docente.

Curiosidades: notas de cunho jornalístico que relatem ou comentem fatos curiosos da Educação em outras épocas ou outros lugares.

Eventos: divulgação de congressos, cursos e outros eventos de interesse para os profissionais da Educação.

 

COMISSÃO EDITORIAL

Anderson Ferrari – Departamento de Ciências Humanas do CAp. João XXIII

Eliete Verbena – Departamento de Educação Física do CAp. João XXIII

Elza de Sá Nogueira – Departamento de Letras e Artes do CAp. João XXIII

Margareth Pereira – Departamento de Matemática do CAp. João XXIII

 

CONTATO

argo.joaoxxiii@ufjf.edu.br

 

OBSERVAÇÃO:

Para os relatos de experiência, sugerimos o uso do modelo pedido pela revista online Práticas de Linguagem, do Grupo FALE / UFJF, devendo-se realizar as adaptações necessárias a cada caso (Ensino, Pesquisa ou Extensão):

 

  • Título
  • Autor (com informações de rodapé)
  • Apresentação
  • Caracterização da escola
  • Fundamentação teórica
  • Descrição da experiência
  • Avaliação dos resultados
  • Considerações finais
  • Referências
  • Anexo