Você está em: Pesquisa > Prática pedagógica em Educação Física > Referências de Estudo
BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, Brasília, n. 11, p. 89-117, maio/ago. 2013. Disponível em: <https://periodicos.unb.br/
BAPTISTA, Paulo Agostinho Nogueira. Desafio das epistemologias decoloniais e do paradigma ecológico para os estudos de religião. Interações, Belo Horizonte, v.13, n. 23, p.94-114, set. 2018. Disponível em:<http://periodicos.
GÓMEZ, Santiago Castro; GROSFOGUEL, Rámon (ed.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores, Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007. Disponível em: <http://www.ceapedi.com.ar/
MIGNOLO, Walter. Desobediencia epistémica. Retórica de la modernidad, lógica de la colonialidad y gramática de la descolonialidad. Alpha, Osorno, n. 35, p. 210-214, dez. 2012. Disponível em: <https://scielo.conicyt.cl/
OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; CANDAU, Vera Maria Ferrão. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p.15-40, abr. 2010. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del poder, eurocentrismo y América Latina. In: LANDER, Edgardo (org). La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires: Clasco, 2005. Disponível em: <http://biblioteca.clacso.edu.