A WhatsApp Image 2022-09-08 at 08.52.17IV Troca de saberes, fazeres e dizeres indígenas, quilombolas e caiçaras do Cap João XXIII reuniu alunos dos 3os anos do EM regular e lideranças de diversos estados brasileiros. O encontro realizado on-line permitiu um dialogo  sobre o trabalho coletivo no mundo pós pandêmico.  Na oportunidade, a diretora de ensino Giselle Moreira frisou as dificuldades orçamentárias para realizar a proposta, mas também a importância da frente de trabalho para formação dos estudantes. O chefe de departamento de Educação Física, Thiago Maciel, destacou a importância da proposta para o currículo escolar. De acordo com a professora Cátia Duarte, coordenador do evento, a experiência amplia as perspectivas de ensino, na medida que estimula a leitura de diversos artigos, o envolvimento dos alunos na produção, promoção e participação no evento desde o planejamento até a execução. 

Para a aluna do terceiro ano , Elô Moura,  as trocas de saberes são eventos que marcam o ensino médio todos os anos. “Não apenas por poder ter contato com pessoas em situações diferentes, culturas diferentes e realidades diferentes… mas simplesmente por fazer pensar e refletir “, afirma a aluna.  Para Elô, o tema desse ano permitiu compreender melhor como todos foram afetados pela pandemia.

Manoel Mathias, aluno do 3b, destacou a experiência e a oportunidade de conhecer mais de perto  a vida de outras comunidades. “Conhecemos a simplicidade e a luta deles pela busca de igualdade no acesso à itens necessários para a vida de todo ser humano, como a educação, por exemplo”.