Com o tema “+ Ciência – Negacionismo: O Conhecimento em Prol da Justiça Social”, o Colégio de Aplicação João XXIII promoveu a tradicional Semana de Ciências Naturais e Matemática. A programação incluiu diversas atividades desenvolvidas pelos professores e professoras de Ciências, Matemática, Química, Física e Biologia ao longo da semana, com todos os segmentos de ensino. Os alunos realizaram atividades pedagógicas no Jardim Botânico, Centro de Ciências e visita ao Museu Dinâmico. A abertura oficial contou com a presença do Instituto Acredite na Energia que lançou, no Colégio, a campanha de coleta de tampinhas. O valor arrecadado com a reciclagem é revertido para o pagamento de mamografias para mulheres que aguardam o exame pelo SUS e têm urgência. Foram instalados coletores e realizado um ato simbólico de depósito das tampinhas pelas crianças e suas famílias. O Colégio tornou-se um dos pontos de coleta de tampinhas para o instituto. Durante a abertura houve ainda o lançamento da Campanha Solidária de arrecadação de alimentos e itens de higiene, mobilizando toda a comunidade escolar; apresentação cultural realizada por alunos do Ensino Médio e Oficinas Pedagógicas preparadas pelos professores e professoras de cada ano escolar envolvendo os alunos e suas famílias e proporcionando um momento de maior integração entre família e escola.

Além de oficinas, cine debates e mostras de trabalhos, foi realizada uma Feira Agroecológica com artesanato, verduras, legumes, bolos, doces e outros itens para aquisição dos visitantes. No anfiteatro, uma apresentação de paródias do 1º ano Ensino Médio desafiou os alunos a tratarem de um forma divertida, a complexidade das ciências exatas. Os vídeos foram avaliados por uma comissão de professores que julgou e premiou as melhoras paródias. A participação das famílias também foi um destaque da Semana de Ciências Naturais e Matemática, os pais e responsáveis compareceram em grande número nos sábados para conferir os trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

No encerramento, com a presença de Coordenadores da OBMEP, foram entregues certificados de menção honrosa e de medalhas dos anos de 2019, 2020 e 2021. Uma atividade cultural, com leitura de textos e apresentações musicais, encerrou as atividades que esse ano homenageou a servidora Márcia Saraiva, como madrinha da Semana. A cerimônia ainda premiou o concurso que elegeu a logomarca do evento e marcou o encerramento da gincana de arrecadação de alimentos.

Para o diretor geral do João XXIII, professor Elói Teixeira, a realização do evento em si, significou uma grande comemoração das Ciências, com a ampla participação de estudantes, professores e familiares. “Estarmos todos juntos novamente, e sabermos que essa possibilidade foi propiciada pelo desenvolvimento das vacinas, significa uma enorme vitória da Ciência e da humanidade!”, destacou o diretor.