A oficina foi proposta a partir do trabalho pedagógico das aulas de História, Geografia e Língua Portuguesa, que tratam da Capoeira enquanto patrimônio cultural imaterial da humanidade.

A programação incluiu a exibição de material audiovisual do Museu Virtual, criado pelas professoras Vania Fernandes e Rosângela Veiga (https://sites.google.com/view/museuvirtual5ano/in%C3%ADcio), a leitura coletiva da obra “Luana semente de Zumbi” e a prática corporal a partir da roda de Capoeira, com a professora Mônica Maia.

“A oportunidade de vivenciar a roda de capoeira traz concretude aos trabalhos desenvolvidos anteriormente. Durante esse momento, tivemos a oportunidade de explicar para as crianças diferentes sentidos, signos e papéis dentro de uma roda de capoeira e sua ligação com a cultura africana e afro-brasileira”, explica a professora Mônica Maia, que é professora de Educação Física e capoeirista há 29 anos.

A oficina foi organizada por todos os professores do 5° ano do Ensino Fundamental e contou com a presença e apoio na condução das professoras, Rafaela Teixeira, Jéssica Pereira, André ferreira, Rosângela Veiga, Adriana Estevão e Thiago Maciel.
A musicalidade e a tradição oral presentes na Capoeira foram os principais focos de abordagem durante a experiência da oficina. De acordo com as professoras, o sucesso e receptividade das crianças foi tão grande que está sendo proposta a ampliação da oficina para um segundo momento da prática corporal.

As professoras Izabelle Marino e Ângela Oliveira Fernandes avaliam de forma positiva o desenvolvimento das oficinas pedagógicas no primeiro segmento do Ensino Fundamental. Além de um espaço de diálogo, é um momento de construção coletiva de conhecimento, através da combinação de atividades teóricas e atividades práticas.

Experiências como as do 5° ano têm possibilitado aos estudantes vivências culturais significativas, que contribuem para a construção de conhecimentos e o entendimento da história do nosso povo. A Capoeira, em especial, além de ser um elemento importante da nossa história, proporciona aos estudantes, de forma lúdica, a consciência do seu corpo e de suas capacidades motoras.