livrolaurianaO sábado letivo para estudantes dos terceiros anos do Ensino Fundamental  acontece neste final de semana com atividades pedagógicas no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM/UFJF). A programação tem o objetivo de promover vivências culturais e artísticas a partir da exploração de um importante espaço de memórias de Juiz de Fora.   

O livro “1922: o ano em que a bisa nasceu” da escritora e professora do Colégio de Aplicação João XXIII, Lauriana Paiva, ilustrado por Lorena Costa e Lopes e prefaciado pela também professora  do Colégio  de Aplicação João XXIII, Renata Caetano, será lançado e distribuído para os estudantes. 

Resultado do trabalho realizado nas aulas de História e Geografia, o livro conta como as histórias de Anne, uma garota de 10 anos, e de sua bisavó Anita, hoje com 100 anos, cruzam-se com as de Anita Malfatti e Tarsila do Amaral e de tantas outras mulheres que marcaram suas gerações. “O protagonismo feminino e a ousadia no processo criativo das duas pintoras deixaram um legado inegável na arte nacional moderna que merece ser destacado, sobretudo,  neste ano em que comemoramos 100 anos da Semana de Arte Moderna”, afirma Lauriana. 

Para Gisele Moreira,  diretora de ensino do CAp, “atividades como essas são importantes e permitem a interface entre o pedagógico, o lúdico, o ler, aprender; constroem memórias afetivas e favorecem o engajamento no mundo da literatura”.  A diretora registra ainda especiais agradecimentos à Pró-Reitora de Cultura, prof Valéria Faria e à designer Nathália Duque pelo apoio material imprescindível na produção do livro, sem o qual sua publicação não teria sido possível.

Além de participarem do lançamento da obra literária, os alunos visitarão a mostra “Coleção Murilo Mendes: 25 anos” , terão oficinas de escrita e de teatro. As atividades do sábado letivo foram organizadas pelas professoras e pelos professores dos terceiros anos do Ensino Fundamental I e pela residente docente de Artes, Érika Rohlfs.