obmep02A solenidade aconteceu neste sábado, no anfiteatro do Instituto de Ciências Exatas da UFJF, com a presença de professores, coordenadores e familiares de alunas e alunos premiados. O Colégio de Aplicação João XXIII, representado pelo Diretor Geral Elói Teixeira, recebeu certificados de menção honrosa, medalhas de bronze, prata e ouro.

Durante a solenidade o coordenador regional da OBMEP, Sandro Rodrigues Mazorche, destacou a importância das Olimpíadas para o incentivo e reconhecimento da ciência como caminho para o desenvolvimento da sociedade. Já a chefe do departamento de matemática, Flaviana Andrea Ribeiro, reconheceu o empenho dos alunos que pelo resultado na OBMEP foram convidados a participar do PIC, Programa de Iniciação Científica Júnior, abrindo novas possibilidades para a vivência acadêmica.

Beatriz Casulari da Motta Ribeiro, coordenadora do PIC, comemorou o retorno das atividades presenciais: “É muito emocionante estar de volta ao programa presencial e à premiação presencial, esse momento em que celebramos a vitória dos alunos e alunas na OBMEP e a valorização da educação, já que o maior prêmio desses meninos e meninas é participar do PIC e continuar estudando matemática.”

A aluna do primeiro ano do Ensino Médio do João XXIII, Valentina Baptista e Reis, foi medalhista de ouroobmep05 da 16ª edição da OBMEP. Ela recebeu o certificado das mãos da coordenadora da OBMEP e não escondeu a felicidade de estar realizando um sonho, com a certeza de ter coroado com a premiação, todo o tempo de dedicação aos estudos. Ela irá receber e medalha de ouro em uma solenidade nacional, a ser agendada.

As professoras do João, Anne Torres, Camila Vieira, Márcia Lemos e Fabiana Cardoso também foram premiadas. Para Elói Teixeira a premiação reflete o trabalho de excelência que vem sendo desenvolvido pelos docentes do Colégio e a dedicação dos alunos que se envolveram nos projetos.

Conheça os premiados:

Valentina Baptista e Reis