IMG_7418O professor Elói Teixeira César e a professora Giselle Moraes Moreira foram eleitos respectivamente para a Direção Geral e Direção de Ensino do Colégio de Aplicação João XXIII para o quadriênio 2021-2025 , assumindo os cargos no último dia 4 de novembro.
Com mais de oitenta por cento dos votos válidos, a nova direção assume a escola com alguns desafios a serem enfrentados, entre eles, “o corte de verbas do governo federal que já impactou durante o ano de 2021 em diversos projetos desenvolvidos na escola, os ataques à categoria docente e demais funcionários públicos, que se dão através de narrativas e diversos projetos de lei, a exemplo da PEC 32, que altera dispositivos sobre servidores e empregados públicos e que irá abalar sobremaneira na oferta de serviços públicos caso seja aprovada”, esse somatório de investidas têm impactado negativamente na forma como muitos estudantes e familiares enxergam a escola e os servidores públicos.
Outra preocupação é a reforma do ensino médio que altera toda uma concepção de ensino e irá alterar a divisão de aulas dos departamentos, bem como terá consequências negativas na formação dos jovens. Além dessa discussão premente, a ideia é garantir mais professores para atuar na Educação Especial e EJA, bem como encaminhar discussões sobre adoecimento e sobre nossas relações interpessoais.
Elói explica que o que motivou a candidatura foi a preocupação com a escola, com os ataques à categoria docente, à escola pública, à universidade e à ciência. “Depois de algumas conversas com colegas, resolvi tentar contribuir para a escola num contexto tão adverso”, afirma.
Entre as principais propostas, Giselle destaca algumas mais urgentes, como a Educação Especial, que carece de ampliação do número de professores, de bolsistas e capacitação da categoria docente; a Educação de Jovens e Adultos, que necessita de um olhar cuidadoso, de mais professores que atuem nesse segmento, a retomada do projeto político pedagógico e da comissão para discutir e propor alterações no nosso Regimento. “Alguns temas também terão prioridade nas reuniões pedagógicas, a exemplo da discussão interna sobre estágios e adoecimento docente. A criação de um arquivo histórico do João XXIII, mudanças na nossa infraestrutura e no site da escola, adequando-o ao desenho da UFJF. A comunicação será uma das nossas prioridades, vamos envidar esforços para uma política de comunicação eficiente com nossos estudantes e familiares, bem como criar formas de divulgação dos diversos projetos desenvolvidos na escola”, destaca a Diretora de Ensino.
Em relação aos estudantes, a nova direção pretende trabalhar para garantir a assistência e bolsas que já são garantidas pela UFJF, “manter projetos junto ao NAE com esse propósito e na assistência psicológica e atuar de maneira colaborativa com os demais profissionais da escola”, conclui Giselle.

Professor Elói Teixeira César é licenciado e bacharel em química pela UFJF, Doutor em química pela UFMG, coordenador acadêmico do Centro de Ciências de 2007 a 2011 e Diretor de 2011 a 2021. Consultor ad hoc da CAPES e do CNPq, bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, professor de química do João XXIII desde 1993.

Professora Giselle Moraes Moreira é graduada em ciências sociais, bacharel em ciência política, pós graduada em estatística, MBA em Marketing e Negócios, mestre na área de antropologia do corpo. Foi professora de graduação e pós-graduação na UFJF e universidades privadas. Diretora da Apes e representante da Escola na CPPD. Coordenadora do Ensino Médio 2020/2021. Atualmente integra a Comissão Científica do CONEDU