IMG_7406As atividades começaram bem cedo com os preparativos para receber os alunos depois do longo período de Ensino Remoto Emergencial. Na entrada no Colégio a equipe de enfermagem mediu a temperatura, orientou sobre os novos procedimentos de acesso ao Colégio e conferiu o nome de cada um. Marcações no chão indicaram o caminho para o prédio do Ensino Médio.

 Antes de entrarem em sala de aulas, os alunos receberam as boas vibrações de uma ambientação montada especialmente para eles. ”A gente preparou esse espaço acolhedor com música, poemas e artesanato indígena para filtrar os sonhos bons. Tudo com muita emoção por esse retorno. A nossa proposta pedagógica dividiu a semana por ano escolar, começa com os terceiros anos do ensino médio, os segundos anos na próxima semana e em seguida os primeiros anos. Quem não estiver em aula presencial, estará em remota, os que optaram por manterem-se no ensino remoto, continuam da mesma forma”, explica a coordenadora do Ensino Médio, Giselle Moreia.

Laysa Gerheim comemora o retorno. Além do convívio com os colegas, acredita que com as aulas presenciais irá conseguir preparar-se melhor para o ENEM. “Espero que eu consiga um bom resultado” diz a aluna de terceiro ano.

IMG_7395O Colégio Aplicação João XXIII promoveu uma série de adequações para receber os alunos, professores, técnicos e demais trabalhadores. Foram feitas alterações de infraestrutura, diversos treinamentos, instalação de dispensers de álcool gel, orientação quanto ao uso de máscaras, afixação de peças de comunicação visual, demarcação de distanciamento e outras ações para garantir o cumprimento das medidas do protocolo de biossegurança. A enfermeira Irene Souza explica que será feito um monitoramento dos possíveis casos de Covid na escola, através do aplicativo Busco Saúde , desenvolvido pela UFJF. “O aplicativo pode ser acessado pelo site da UFJF. Todos os trabalhadores e estudantes devem preencher caso tenham sintomas ou sejam expostos a alguém com sintomas. A partir dele é possível disparar um fluxo de rastreamento e encaminhamento para a rede SUS, para que não tenhamos uma cadeia de transmissão na escola. É muito importante que todos utilizem o app todos os dias”.

IMG_7397A Diretora Geral do Colégio, professora Eliete Verbena, explica que desde o desafio de implantar o Ensino Remoto Emergencial e agora com o Presencial Seguro, a escola vem trabalhando com comissões internas, uma pedagógica voltada para os aspectos da reorganização pedagógica e curricular e uma outra comissão que traz contribuições em frentes de trabalho para questões de infraestrutura, saúde e acesso digital. ”Com isso buscamos assegurar que todos tenham acesso ao ensino sem prejuízo, seja presencial ou remoto.  Nossos alunos tiveram a opção de escolha e a escola teve o cuidado de atender a todos de acordo com a decisão e organização das famílias, nesse momento bem desafiador que a pandemia ainda traz. Fala da expectativa e alegria em receber os estudantes e acrescenta que “o semestre termina no dia 23 de dezembro e já estamos discutindo a forma de retorno para 2022”.  A diretora explica ainda que de acordo com reorganização pedagógica para o fim do semestre, os terceiros anos retomam as atividades essa semana, havendo um rodízio com outros anos escolares e, na sequência, com outros segmentos de ensino da Escola.