Os alunos do 3º ano do CAp João XXIII, a professora Cátia Duarte e a diretora de ensino Margarete Pereira organizaram uma campanha de doação de livros para ser entregue à Escola Estadual da Penitenciária Ariovaldo Campos Pires, no bairro Linhares. A arrecadação foi realizada dentro das recomendações sanitárias de prevenção ao Covid-19, com o uso de mascara e álcool gel pelos responsáveis pela coleta dos livros e posterior higienização do material.
Para a pedagoga Leilane Rizzo, a ação contribui para a renovação do acervo da biblioteca,de nome Carolina Maria De Jesus, e incentiva a leitura. “Por sermos Unidade de cumprimento de pena em regime fechado, os indivíduos passam alguns anos reclusos, e por manifestarem grande interesse pela leitura alguns acabam sem muitas opções para ler e ocupar de forma positiva o tempo ocioso”, diz Leilane.
A pedagoga também conta como funciona a distribuição interna dos livros. “A entrega é realizada pelos próprios indivíduos privados de liberdade, pois as Unidades Prisionais oferecem postos de trabalho, atrelados á remição de pena. Neste caso o encarregado deste serviço leva certa quantidade de livros e a uma listagem para registro. O livro escolhido é anotado para controle e recolhido após 15 dias, quando são levados outros títulos para novas escolhas. As capas são neste momento de pandemia cuidadosamente limpas com pano úmido em álcool e manuseadas com luvas”, conclui.
A aluna Eduarda Scheffer participou da organização da campanha e acredita no poder da transformação da leitura. “A leitura e a educação muda as pessoas. Com os livros podemos mudar nossa forma de pensamento”. A Escola Penitenciaria está aberta a outras doações de livros e os interessados devem entrar em contato através do telefone:(32) 3214-9197.