O Concurso de Excelência Educativa realizado pela Fundação FIDAL acontece anualmente e reconhece os melhores educadores iberoamericanos que contribuem para a melhoria da qualidade da educação. Na cerimônia de logo mais, às 20h, transmitida pelo canal da entidade no youtube, serão conhecidos os vencedores. O projeto “ Quiz Literário do Folclore Latinoamericano”, coordenado pelas professoras Lauriana Paiva Liliana Mendes, está entre o cinco finalistas.

O projeto realizado no Colégio de Aplicação João XXIII desenvolve o letramento literário com uso das práticas de leitura online para turmas de terceiro ano do Ensino Fundamental. As atividades são uma extensão do trabalho realizado durante as aulas de Língua Portuguesa e contam com o apoio de bolsistas de treinamento profissional.
As professoras explicam que o projeto teve sua origem a partir de uma situação problema, em que muitos dos alunos brasileiros não se reconheciam como crianças latino-americanas. As atividades propostas tinham o objetivo de resgatar essa identidade e refletir a pluralidade cultural da América Latina, através dos mitos, contos, lendas e histórias da tradição oral de todos os países. Através de jogos, foi possível permitir aos jogadores viajarem da Argentina ao México, descobrindo e se redescobrindo enquanto pertencentes destas histórias e destes lugares.

WhatsApp Image 2020-10-17 at 08.52.50Lauriana e Liliana destacam a participação dos alunos nas atividades. “Já havíamos mapeado o interesse de nossas crianças por jogos eletrônicos e por mais espaços de leitura deleite durante o recreio. Assim, construímos uma proposta de recreio diferenciada com estações de brincar com as letras. E nas ações do projeto demos ênfase às estações de leitura e de escuta de histórias do folclore da América Latina e ao Quiz literário, objeto de aprendizagem construído,” afirmam as professoras.