Prezados/as responsáveis e estudantes do Programa de Assistência ao Educando – Modalidade Auxílio Transporte

Em função da interrupção de pagamento da Bolsa Auxilio Transporte para os Alunos do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF por motivo da suspensão das atividades escolares presenciais em tempos de Pandemia do COVID19, desde Abril/2020 algumas famílias demonstraram dificuldade em arcar com o valor cobrado pelo Banco para manutenção das contas abertas para esse fim.

Em contato com a gerência do Banco do Brasil fomos informados que no momento da abertura da conta o titular escolhe o pacote de serviços desejado. Mas que existe a modalidade de serviços essenciais definida pelo Banco Central, tendo a opção de serviços básicos oferecidos de forma gratuita, necessários para a movimentação de contas corrente e poupança. As quantidades (franquias) são definidas pela Resolução 3.919, do Bacen: https://www.bb.com.br/docs/pub/trf/TabelaEssenciais.pdf

Ainda segundo o gerente, o/a cliente pode se dirigir à agência de atendimento do Banco para solicitar a alteração, ou acessar o internet banking pelo www.bb.com.br, ir para opção Tarifas > Pacote de Serviços > Cancelamento.

Maiores informações podem ser consultadas pelo telefone: 4003-3001.

Indicamos que acessem o serviço por meios virtuais (site, app ou telefone).

Como não temos previsão de retorno das atividades educativas presenciais, o pagamento da bolsa de auxílio transporte continua suspenso e cabe a cada responsável/estudante a decisão quanto à permanência das respectivas contas ou mudanças na modalidade de serviço.

Informamos que a UFJF planeja ações de apoio social e inclusão digital no contexto de suspensão das atividades acadêmicas em decorrência da pandemia COVID-19. Dentre essas ações há a possibilidade de viabilizar recursos para que os/as estudantes em condições socioeconômica desfavoráveis possam acessar modalidades de ensino emergencial remoto.

Nesse sentido, fica a critério dos/das responsáveis/estudantes aguardar ou não tal decisão para definir interrupção das contas abertas.

Serviço Social/NAE/ CAp João XXIII/UFJF