Juiz de Fora, 30 de abril de 2020.

À Comunidade escolar do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF

Esperamos que estejam bem, assim como seus familiares.

A pandemia da COVID-19 impõe muitos desafios que vão desde a garantia da higienização necessária para a proteção ao vírus em diferentes contextos e a condição efetiva de isolamento social até assegurar aos estudantes o direito à educação de qualidade.

O Colégio de Aplicação João XXIII, ciente da responsabilidade de oferecer uma educação pública de qualidade, que respeite a diversidade e garanta o direito  à isonomia dos estudantes, vem, com base na transparência com que sempre busca atuar perante a comunidade escolar, atualizar as informações sobre a situação de suspensão das aulas, mediante a prorrogação pela UFJF até o dia 30 de maio, conforme pode ser visto na Portaria/SEI Nº 538, de 28 de abril de 2020.

Destacamos pontos relevantes no que se refere à preocupação para uma tomada de decisão responsável pelo Colégio e que visa a melhor formação para nossos estudantes:

– O Projeto Pedagógico do João XXIII é estruturado para um desenvolvimento como curso presencial, portanto, não cabe na modalidade a distância;

– Estudantes da Educação Básica precisam de acompanhamento de professores para a efetivação do processo ensino-aprendizagem, o que fica inviabilizado pelo distanciamento físico a que estamos sujeitos e não possibilidade de que isso ocorra a distância para todos;

– Entre nossos estudantes há um grande número de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que não dispõem de recursos tecnológicos necessários para acesso aos conteúdos/atividades;

– Disponibilizar material impresso a ser buscado no Colégio para os alunos que não possuem acesso à internet poderá colocar servidores, estudantes e famílias em risco, bem como gerar mais custos para as famílias socioeconomicamente vulneráveis;

– Sobretudo para alunos mais jovens, a interação com os colegas é fundamental para o processo de aprendizagem e desenvolvimento destes estudantes.

Nesse contexto de adversidades e desigualdades, entendemos que o saber escolar pressupõe o ensino, orientado pelo professor, e a aprendizagem, “o envolvimento integral do aluno, não se limitando ao âmbito cognitivo, mas requerendo necessariamente a mobilização de processos afetivos, que participam da própria construção de sentido daquilo que se aprende”. Tudo isso só é possível em “um sistema de atividade coletivo, que é em sua essência compartilhado, em que as relações e interações entre as crianças têm um papel decisivo no desenvolvimento afetivo-cognitivo umas das outras”[1].

Compartilhamos da preocupação dos responsáveis com a educação dos alunos, mas temos ciência da responsabilidade que nos cabe, da complexidade do processo de ensino-aprendizagem, de necessidades variadas e específicas dos nossos estudantes e do nosso papel social. Dessa forma, assumimos o compromisso de oferecer uma educação pública de qualidade, que seja para todos e inclusiva. Entendemos que oferecer atividades de outra forma que não presencial, além de excludente, não proporcionará nenhuma vantagem ou ganho nesse momento tão difícil para todos nós.

Reforçamos, portanto, o posicionamento anteriormente tomado de que, até o retorno das aulas, o CAp. João XXIII não encaminhará quaisquer atividades ou orientações que tenham por finalidade substituir aulas presenciais ou reposição das mesmas.

Destacamos a importância de os pais estimularem os filhos a manterem o hábito de estudos cotidianos, seja pelos materiais que têm em casa ou por meio de outros, caso possam acessar de suas residências, estando atentos a materiais e informações oriundos de fonte segura.

O Colégio continuará à disposição das famílias para o que envolva o processo educativo, bem como com as campanhas que vem realizando que envolvem informações sobre a COVID-19 e outras ações.

Os encaminhamentos a serem seguidos pelo CAp. João XXIII, após o retorno das atividades escolares, serão feitos de acordo com as ações definidas pela UFJF, em consonância com as orientações dos órgãos competentes, comprometidos com a aprendizagem e a reposição dos conteúdos, atentos à saúde dos nossos estudantes. Informamos que já iniciamos a organização de encaminhamentos pedagógicos e administrativos, com um calendário letivo que atenda às normativas para a Educação Básica, pensando formas articuladas de atendimentos que viabilizem minimizar o impacto para os estudantes pós pandemia da COVID-19.

Orientamos as famílias que se mantenham atentas ao e-mail, site do Colégio e da UFJF e às informações veiculadas nas mídias em caráter oficial.

Desejamos que todos estejam bem e saudáveis. E não se esqueçam de que, se possível, fiquem em casa.

Um grande abraço,

Equipe de professores e TAES do CAp. João XXIII.

[1] Carta aos Professores, disponível em  http://cev.org.br/arquivo/biblioteca/4050229.pdf.

Comunicado às famílias – CAp João XXIII