O CAp João XXIII vai realizar uma campanha de vacinação contra HPV e Meningite C, nos dias 7 e 8 de novembro, para os alunos de 9 à 14 anos, faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde. Para participar, é necessário que os alunos tragam uma autorização do responsável, junto ao cartão de vacina até dia 04/11. As doses da vacina e insumos serão disponibilizadas pela Prefeitura Municipal de Juiz de Fora.

Uma palestra abordando a importância da vacinação foi oferecida aos alunos do Ensino Fundamental I e II.  O momento foi conduzido por Lucas Delgado, Augusto Gonçalves, Ana Letícia Coimbra, Letícia Meuer, Ivy Santos Bruno Pereira, Ana Grossi e Marcela Dias, alunos e bolsistas do projeto de extensão da UFJF “ Divulgação da vacina contra o HPV para jovens em escola do município de Juiz de Fora”.

Foram apresentados aos estudantes os perigos do vírus do papiloma humano (HPV), ensinando os meios de transmissão e de manifestação da doença, e explicado do que substancias a vacina é composta. Além disso, os alunos puderam sanar dúvidas sobre o tema. O graduando em medicina e palestrante, Augusto Gonçalves diz que trazer o assunto para dentro das escolas é fundamental para conscientizar os jovens, além de desmistificar medos, combater a desinformação e sanar dúvidas.

O que é HPV e Meningite C

O HPV (Papiloma vírus Humano) é um vírus que infecta a pele ou as mucosas tanto de homens quanto de mulheres, provocando verrugas genitais e cânceres, como de colo de útero, vulva, genital e orofaringe. Apesar de a doença se manifestar em diversas idades, o fornecimento gratuito da vacina ocorre somente para as meninas de 9 a 14 anos e para os meninos de 11 a 14. . São necessárias duas doses, a 2ª deve ser tomada seis meses após a 1ª.  As demais faixas etárias só tem acesso à essa forma de prevenção em clínicas privados, nas quais a vacina varia de R$500 à R$600 reais, cada dose.

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A meningite pode ser causada por vírus ou por bactéria, que é mais grave. Os sintomas comuns nessa doença se assemelham aos da gripe, entretanto também pode apresentar rigidez na região da nuca. A vacina é oferecida gratuitamente para as crianças até os 5 anos e para os jovens de 11 a 14 anos. Em clinicas particulares, a imunização custa em torno de R$400,00.