Os alunos do 8° ano do Cap João XXIII participaram de oficinas e de uma palestra que abodou a produção e uso de cosméticos a partir de produtos naturais.  A atividade faz parte da Semana de Ciências e Matmética.

Durante a manhã, a palestra “Como identificar um agente nocivo no cosmético” ministrada pela esteticista e aromaterapeuta, Adriana Assis, explicou os malefícios das substâncias químicas presentes nos cosméticos tradicionais e de que maneira os produtos feitos com substâncias orgânicas podem ser uma opção mais saudável.

Adriana conta que é inspirada pelo propósito de conservar os agentes naturais. “Eu desenvolvi algumas terapias naturais e percebi a necessidade de produzir os produtos para que as pessoas pudessem continuar esses tratamentos em casa”, conclui.

Após a palestra, alguns alunos participaram de uma oficina com a esteticista e  aprenderam a produzir um desodorante 100% natural. Os estudantes  levaram para casa o cosmético produzido .

No período da tarde, a química Flávia Ribas conduziu a oficina de produção de sabão em barra, buscando discutir o reaproveitamento sustentável do óleo de cozinha, além de formas de realizar o descarte correto. “Estes produtos geram economia, pois reutilizam recursos naturais, favorecem o meio-ambiente ao diminuir a produção de lixo, e possuem grande importância social, valorizando produtos locais e incentivando pequenos produtores” diz Flávia.