A professora do Colégio de Aplicação João XXIII, Lucilene Hotz Bronzato, foi uma das mulheres agraciadas com o Troféu Mulher Cidadã oferecido pela Prefeitura de Juiz de Fora. A homenagem tem por objetivo distinguir mulheres que prestaram relevantes serviços ao Município, em diversas áreas de atuação.

A solenidade aconteceu no último final de semana, no Teatro Paschoal Carlos Magno

Premiada na etapa estadual do Prêmio Nacional Professores do Brasil 2018, em sua 11ª edição, Hotz explica que a indicação ao troféu está ligada à “Campanha educativa: sim. O melhor é falar sobre o suicídio!”, realizada no colégio. “Essa honraria muito me surpreende  positivamente. Ratifica o alcance e a necessidade que a sociedade tem de que se fale e se combata o suicídio”.

Lucilene também confere importância à educação para o alcance da cidadania. “ Os japoneses têm um ditado que é ‘Se cada um limpar a sua calçada, a rua toda ficará limpa’. O fato é que, se cada professor, se cada escola priorizar temas e debates necessários a uma cultura de paz e à promoção de uma formação cidadã, a médio e longo prazo isto acabará gerando resultados favoráveis a toda comunidade”.

Além de professoras e ex-alunas da UFJF, também receberam o troféu a ex-reitora e professora emérita da UFJF, deputada federal Maria Margarida Martins Salomão.

Confira a lista completa com os nomes das homenageadas.