Entre os dias 27 e 30 de junho acontece a Feira Literária do Colégio de Aplicação João XXIII (FLIJ). O evento é organizado por uma comissão de professores do departamento de Letras e Artes e tem o propósito de incentivar a leitura entre os alunos, além de estimular os professores a desenvolverem atividades diversificadas.

Este ano, o evento tem como tema “A voz feminina nas artes”, cujo objetivo é homenagear escritoras e artistas, ressaltando a importância política da consolidação do espaço feminino na cultura. Autoras de Juiz de Fora e de outras cidades estarão presente, entre elas, a escritora feminista Júlia Pessoa, a rapper Laura Conceição e a autora mirim Daniela Moreira Rachid que lançará o livro “Uma Aventura da Páscoa”.  Outro lançamento literário é o da professora do João XXIII, Rosângela Veiga, com o livro “Bibliotecas infantis mexicanas e brasileiras: o que arquitetaram Gabriela Mistral e Cecília Meireles”.

No início da semana, algumas atividades da feira serão ministradas nos horários das aulas de Língua Portuguesa e Línguas Estrangeiras. Já para os professores do colégio, haverá uma oficina de contação de histórias coordenada pelo professor Nelson Faria. A programação inclui ainda mostras de filmes, café com poesia, palestras, oficinas, quiz, brincadeiras e apresentações artísticas.

No sábado, um piquenique literário à fantasia premiará a melhor caracterização de personagem. Segundo a chefe do departamento de Letras e Artes, Elza de Sá Nogueira, a ideia da feira é incentivar a comunidade escolar a se envolver com literatura, promover o contato dos alunos com os escritores e trabalhar com o corpo docente atividades que visam a prática de contação de histórias.

A organização da FLIJ também conta com a participação das estudantes 3º ano do Ensino Médio, Maria Eduarda Masiero, que monitora a página do evento no Facebook e Iara Helena Alves, responsável pela arte do marca-texto que é distribuído durante a feira. As alunas fazem parte da comissão organizadora do evento e também auxiliam em outras atividades. A arte da divulgação da feira foi feita pelo aluno do 3º ano EM, Bernardo Hotz vencedor do concurso promovido pelo colégio.

Além disso, haverá stands literários de livrarias da cidade para aqueles que quiserem comprar livros e incentivar a leitura.

Para saber mais sobre a FLIJ XXIII, confira a programação (aqui) e a página no Facebook:

36223472_457937751338507_1005957370234273792_n WhatsApp Image 2018-06-25 at 09.21.46