Acontece durante toda essa semana a Feira Literária do João XXIII, com variadas atividades que buscam estimular a reflexão sobre a importância da literatura na nossa vida. Este ano a FLIJ tem como conceito a pergunta “A literatura muda o mundo ou o mundo muda a literatura?”. O objetivo do tema não é obter uma resposta definitiva, mas estimular essa discussão entre os alunos.

A Feira acontece todo ano, mas vem tomando uma dimensão maior, tendo diversas ações na edição atual. De acordo com a professora Vânia Fernandes, chefe do departamento de Letras e Artes “a FLIJ busca mostrar a literatura não só através do livro, mas em suas diferentes formas de manifestação”. A programação prevê dentre outras atividades, sarau, slam poético, oficinas, contação de histórias, roda de conversa e como novidade, projeções de filmes.

Além disso, os alunos também têm a oportunidade de conversar com alguns autores de livros, sendo que normalmente são convidados escritores de obras trabalhadas em sala de aula. Os próprios estudantes elaboram perguntas para que esse bate-papo aconteça, o que também estimula o desenvolvimento da oralidade. Vânia acredita que “o encontro é importante para o aluno poder ter contato com o autor e desmistificar a ideia de que o este é um ser inalcançável”. Cada ano escolar tem o encontro com um autor diferente.

Outra ação que acontece na FLIJ é a doação e troca de livros, além das bancas de livrarias que se instalam no colégio. Vânia destaca que “como escola pública existe essa preocupação e até as livrarias tem preços mais acessíveis”. Para a professora isso é importante para a formação do leitor. “A ideia da troca é mostrar que a gente não precisa comprar para ter a iniciativa da leitura”.

Na semana em que a literatura é posta como protagonista na escola, as atividades para além da apreciação do livro físico tem uma importância fundamental, segundo a professora Elza Nogueira, vice-chefe do departamento de Letras e Artes. A programação busca trazer um encantamento pela literatura, despertar o interesse para a participação na cultura literária. “É como se o colégio se transformasse numa enorme comunidade de leitores nesses dias”.

A Feira Literária vai até o dia 03 de Junho.

ok1 ok2 ok3 ok4 ok5 ok6 ok7 ok8 ok9 ok10 ok11 ok12 ok13 ok14 ok15

Veja a programação da FLIJ23 aqui.