Luciana Paixão Motta, aluna do 3º ano do Ensino Médio, ganhou medalha de bronze pelos resultados obtidos na 11a edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
Esta é a terceira vez que a estudante participa da competição. Nas últimas edições já havia conquistado a menção honrosa. Ela acredita que o bom desempenho é fruto da dedicação e da maior afinidade com a área de Ciências Exatas, por isso pretende cursar Engenharia Elétrica no futuro.
Além de Luciana, outros 12 alunos do Colégio foram premiados, destacando-se entre mais de 18 milhões de inscritos de todo o Brasil. (veja quadro ao lado)
A OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC) e dirigida aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais. A Olimpíada é dividida em duas fases. A primeira, com 20 questões de múltipla escolha, é eliminatória e apenas 5% dos melhores colocados são aprovados. Na segunda fase, as questões são abertas e isso aumenta o grau de dificuldade da prova. As notas desta ultima fase são classificatórias.
A professora Cláudia Tavares Barbosa explica que o objetivo da Olimpíada é estimular o gosto pela Matemática. “Nesse sentido, a olimpíada abre, no colégio, um espaço para os alunos que gostam de pensar matematicamente e desejam ampliar seus conhecimentos e habilidades na área. Além disso, os alunos com bom desempenho têm a oportunidade de ganhar bolsa de estudo. Muitos desejam ter essa oportunidade, além de ser um medalhista”, conclui.
Apesar de terem mantido a média de participantes dos últimos anos, a quantidade de premiações para o C.A. João XXIII aumentou nesta edição. A expectativa é que o número cresça ainda mais. Os alunos premiados com medalha já estão sendo convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC-Jr) em 2016.
No Colégio de Aplicação João XXIII as inscrições aconteceram por adesão, após uma mobilização dos professores.