Data: 8 de dezembro de 2015
Luciana Paixão Motta, aluna do 3º ano do Ensino Médio, ganhou medalha de bronze pelos resultados obtidos na 11a edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
Esta é a terceira vez que a estudante participa da competição. Nas últimas edições já havia conquistado a menção honrosa. Ela acredita que o bom desempenho é fruto da dedicação e da maior afinidade com a área de Ciências Exatas, por isso pretende cursar Engenharia Elétrica no futuro.
Além de Luciana, outros 12 alunos do Colégio foram premiados, destacando-se entre mais de 18 milhões de inscritos de todo o Brasil. (veja quadro ao lado)
A OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC) e dirigida aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais. A Olimpíada é dividida em duas fases. A primeira, com 20 questões de múltipla escolha, é eliminatória e apenas 5% dos melhores colocados são aprovados. Na segunda fase, as questões são abertas e isso aumenta o grau de dificuldade da prova. As notas desta ultima fase são classificatórias.
A professora Cláudia Tavares Barbosa explica que o objetivo da Olimpíada é estimular o gosto pela Matemática. “Nesse sentido, a olimpíada abre, no colégio, um espaço para os alunos que gostam de pensar matematicamente e desejam ampliar seus conhecimentos e habilidades na área. Além disso, os alunos com bom desempenho têm a oportunidade de ganhar bolsa de estudo. Muitos desejam ter essa oportunidade, além de ser um medalhista”, conclui.
Apesar de terem mantido a média de participantes dos últimos anos, a quantidade de premiações para o C.A. João XXIII aumentou nesta edição. A expectativa é que o número cresça ainda mais. Os alunos premiados com medalha já estão sendo convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC-Jr) em 2016.
No Colégio de Aplicação João XXIII as inscrições aconteceram por adesão, após uma mobilização dos professores.