21 países oferecem vagas para graduação-sanduíche nas novas chamadas do Ciência Sem Fronteiras

Começaram na última sexta-feira, 15, as inscrições para as novas chamadas do programa Ciência Sem Fronteiras. Para as chamadas nº 180, 181, 182, 183, 196, 197, 198, 199, 200, 201, 202, 203 e 204, os candidatos podem se inscrever até o dia 29 de setembro. Já as inscrições para as chamadas nº 179, 184, 185, 186, 187, 188, 189, 190, 191, 192, 193, 194 e 195, ficam abertas até o dia 30 de setembro. Todas as chamadas e seus links de inscrição podem ser acessados aqui.

Para os alunos interessados em se candidatar, são requisitos obrigatórios: cursar uma das áreas contempladas pelo programa; ter obtido nota global no ENEM igual ou superior a 600 pontos, em exames realizados a partir de 2009; apresentar teste de proficiência no idioma aceito pela instituição de destino; ter integralizado no mínimo 20% e, no máximo 90%, da grade curricular do seu curso, até o momento previsto para a viagem; e ser homologado pela instituição de origem. Na UFJF, o aluno para ser homologado, além de se adequar aos pré-requisitos do CsF, precisa obter IRA mínimo de 60.

São oferecidas vagas de graduação-sanduíche nos seguintes países:

• Alemanha
  • Polônia
  • Reino Unido
  • Suécia

Aos candidatos selecionados, serão dadas bolsas para custear o período de estudo no país escolhido. Entre os benefícios concedidos, estão o auxílio instalação, seguro-saúde, auxílio deslocamento e auxílio material didático.

Para mais informações, acesse o site do programa

Comitiva alemã realiza palestra

Na próxima sexta-feira, 22, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) receberá integrantes da Aliança Universitária da Região Metropolitana do Ruhr (UAMR).A comitiva passará o dia na universidade e, à tarde, realizará, às 14h, no anfiteatro de Estudos Sociais (ao lado da cantina do direito) uma palestra para alunos e professores da UFJF. Um dos centros de pesquisa e ensino superior mais renomados da Alemanha, a Aliança reúne as três melhores universidades da região: a Universität Duisburg-Essen, a Ruhr-Universität Bochum e a Technische Universität Dortmund.

O evento, organizado pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI), tem como objetivo divulgar oportunidades de estudo na UAMR, tanto via PIIGRAD quanto Ciência sem Fronteiras (CsF). Através do encontro, a comitiva, composta pela Profa. Ute Klammer, Pró-Reitora de Assuntos Internacionais e Gestão da Diversidade — Universidade de Duisburg-Essen –, e por Stephan Hollensteiner, diretor do Escritório para América Latina da UAMR no Rio de Janeiro, pretende atrair mais estudantes para o pólo, além de aproveitar a oportunidade para uma visita ao campus da UFJF.

A palestra será dividida em dois momentos. Será feita a divulgação de oportunidades de estudo na região do Ruhr e serão sanadas dúvidas quanto às candidaturas do Ciência sem Fronteiras para a UAMR, em seguida, a professora Klammer dará uma palestra sobre gestão da diversidade dentro das universidades. A professora, junto à UAMR, foi responsável pela criação da Pró-reitoria de Assuntos Internacionais e Gestão da Diversidade, a primeira deste gênero na Alemanha. Serão distribuídos certificados aos participantes. A presença no evento renderá pontuação para o próximo Edital PIIGRAD 2015.