UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

DPIC

Você está em: Equipe > Parceiros > DPIC

DPIC

 DEPARTAMENTO DE PRATICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES/ SUS PJF

 

Texto informado por Juarez Araújo, médico antroposófico e membro do DPIC. 

 

Em Juiz de Fora a presença das práticas integrativas e complementares na saúde pública do município se iniciaram em dezembro de 1995 com a criação do Serviço de Homeopatia, evoluindo em 2002 para o departamento das Terapêuticas Não-convencionais. Hoje o departamento se denomina: Departamento de Práticas Integrativas e Complementares (DPIC), e conta com atendimento em Homeopatia, Acupuntura e, mais recentemente, medicina Antroposófica.
Neste percurso a fitoterapia, que já integrou as ações do DPIC, sofreu com a descontinuidade e teve que ser interrompida, mas o departamento está retomando o trabalho com a plantas medicinais/fitoterapia em parceria com a faculdade de farmácia da UFJF e com financiamento do Ministério da Saúde, objetivando disponibilizar este recurso terapêutico para a rede assistencial do SUS em Juiz de Fora. O acesso da população ao serviço se dá pelo sistema de agendamento de consultas médicas e integrado à rede assistencial do SUS DE Juiz de Fora.

 

 

Para entrar em contato com a Policlínica Departamento de Práticas Integrativas Complementares o telefone é (32) 3690 – 7130 e se você precisar de atendimento em geral ou outras informações sobre marcação de consultas, agendamento médico ou de exames, emissão de guias ou questões comerciais, o endereço do estabelecimento é Rua Marechal Deodoro, 496 – Centro, Juiz de Fora – MG.

 

Práticas Integrativas e Complementares