UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Prof. Marco Aurélio de Oliveira Schroeder

Você está em: Institucional > Membros das Instituições > UFSJ > Prof. Marco Aurélio de Oliveira Schroeder

Foto_MAOS - MARCO AURELIO DE OLIVEIRA SCHROEDERNome: Marco Aurélio de Oliveira Schroeder

E-mail: schroeder@ufsj.edu.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0007332204631197

Área de competência: Engenharia Elétrica – Sistemas Elétricos de Potência: Eletromagnetismo Aplicado para Estudos de Coordenação de Isolamento e Transitórios Eletromagnéticos devido a Descargas Atmosféricas em Sistemas de Aterramentos Elétricos e Transmissão de Energia Elétrica.

 

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Católica de Petrópolis (1991), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). No período de junho de 2003 a julho de 2009 foi professor do Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Atualmente, é Professor Titular do Departamento de Engenharia Elétrica (DEPEL) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEL). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletromagnetismo Aplicado, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem eletromagnética para estudos de transitórios eletromagnéticos (principalmente, canal de descarga, linhas e torres de transmissão e aterramentos elétricos), descargas atmosféricas (análise estatística e estações de medição direta de ondas de corrente) e interferência entre linhas de transmissão e corpos metálicos. É pesquisador credenciado no Instituto Nacional de Energia Elétrica (INERGE), na linha de pesquisa “Novos Modelos e Ferramentas Computacionais para o Planejamento, Operação e Manutenção de Sistemas de Potência”. 

 

Instituto Nacional de Energia Elétrica (INERGE)

Prancheta 5@2x

 

 

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Energia Elétrica (Inerge) torna público o resultado do processo seletivo de um bolsista para atuar no setor de Gestão.

 

Aprovado:
Eduardo Ximenes Lopes

 

Cadastro de Reserva:
Tobias Abel dos Santos Rodrigues

 

 

Outras informações:
contato.inerge@engenharia.ufjf.br