Prof. Leandro Ramos de Araújo

Você está em: Institucional > Membros das Instituições > UFJF > Prof. Leandro Ramos de Araújo

FotosLeandro - Leandro AraujoNome: Leandro Ramos de Araújo

E-mail: leandro.araujo@ufjf.edu.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5968839321163534

Área de competência: Sistemas Elétricos de Potência, Sistemas de Distribuição, Proteção

Possui graduação (1997) e mestrado (2000) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000) e doutorado (2005) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/COPPE. Trabalhou em conjunto com o Centro de Pesquisa de Energia Elétrica (CEPEL) de 2000 a 2005. De 2005 à 2009 trabalhou como Engenheiro de Equipamentos – Elétrica da Petróleo Brasileiro (Petrobras). Desde 2009 é professor do departamento de energia elétrica da Universidade Federal de Juiz de Fora,sendo atualmente professor associado. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase na análise e síntese de Sistemas Elétricos de Distribuição da Energia Elétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: (i) Modelagem matemática e computacional, desenvolvimento de métodos de fluxo de potência, confiabilidade e segurança de tensão; (ii) Otimização de sistemas de distribuição utilizando métodos clássicos e técnicas evolutivas; (iii) Detecção e localização de defeitos em sistemas de distribuição; (iv) Técnicas de proteção; (v) Simulação em tempo real – RTDS; (vi) Fontes renováveis e convencionais conectadas em sistemas de distribuição; (vii) Concepção e dimensionamento de sistemas industriais e sistemas elétricos da indústria de petróleo.

Instituto Nacional de Energia Elétrica (INERGE)

Prancheta 5@2x

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Energia Elétrica (Inerge) torna público o resultado do processo seletivo de um bolsista para atuar no setor de Gestão.

Aprovado:
Eduardo Ximenes Lopes