UFJF lidera ranking das universidades que mais têm parcerias com micro, pequenas e médias empresas

Data: 4 de março de 2021

Em pesquisa publicada pela Web of Science, a Universidade Federal de Juiz de Fora lidera entre todas as instituições de ensino superior do Brasil quanto o assunto é colaboração com micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) entre 2015 e 2019.

Campus da UFJF, vista aérea

No período em questão, as estatísticas apresentam 170 estudos científicos assinados simultaneamente por autores de universidades e de MPMEs e publicados em periódicos acadêmicos nacionais e internacionais. Deste montante, 15 pertencem à UFJF em parceria com a SmartI9, empresa originada no campus e que trabalha principalmente com desenvolvimento de softwares.

O coordenador do INERGE, professor Moises Ribeiro, destaca a importância deste tipo de cooperação: “Passamos a pesquisar problemas que são reais e que podem gerar resultados impactantes do ponto de vista científico. Isso é algo que pude observar durante o período que passei nas Universidades de Stanford e Princeton como Professor Visitante Fulbright, ou seja, forte interação entre empresas e universidade geram soluções e produções científicas impactantes”

Moises ainda ressalta a relevância do próprio INERGE neste processo, uma vez que “O Inerge é o único Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia apoiado pelo governo federal para realizar pesquisa na área de Smart Grid – Redes Elétricas Inteligentes”.

SmartI9 2014

Equipe da SmartI9 no LCOM em 2014

Além disso, a própria SmartI9 surgiu dentro de um laboratório vinculado ao instituto: o Laboratório de Comunicações (LCOM) do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPEE) da UFJF, a partir do apoio do Inerge. Em seguida, a empresa foi incubada no Critt e lá permaneceu até completar três anos de funcionamento. Hoje, a SmartI9 está localizada no Centro Comercial São Pedro.

Instituto Nacional de Energia Elétrica (INERGE)

Prancheta 5@2x

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Energia Elétrica (Inerge) torna público o resultado do processo seletivo de um bolsista para atuar no setor de Gestão.

Aprovado:
Eduardo Ximenes Lopes