UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Divulgação de modelos computacionais

Data: 19 de junho de 2020

 

O mercado associado aos programas de análise de transitórios em sistemas de aterramento é, hoje, bastante restrito. Há, essencialmente, 2 fornecedores mundiais que dominam o mercado global e que compram licenças anuais de manutenção de seus “softwares” na ordem de dezenas de milhares de dólares.

 

Com o objetivo de oferecer à sociedade ferramentas livres e capazes de realizar essas análises, a UFRJ e a UFSJ vêem colaborando para desenvolver tanto o código fonte quanto as rotinas de execução desse tipo de programas computacionais.

 

O PRTL, por exemplo, é um framework que reúne diversas rotinas para a análise de desempenho de linhas de transmissão aéreas face a descargas atmosféricas. O nome do sistema é uma homenagem ao falecido Prof. Carlos Portela, do Departamento de Engenharia Elétrica da URJ.

 

Inicialmente elaborado na Linguagem Wolfram, O PRTL foi disponibilizado no site http://www.dee.ufrj.br/~acsl/prtl/.

 

Já as rotinas da modelagens denominadas mHEM (Modified Hybrid Electromagnetic Model)e HP-HEM (representação com baixo custo computacional do HEM) foram disponibilizadas no gitHUB, em diversas linguagens computacionais como python, julia, MATLAB.

 

Saiba mais em:
https://github.com/acslima/PRTL
https://github.com/VitorLima1990/Transmission-Line-Lightning-Flash-Performance
https://github.com/pedrohnv/Julia_HEM
https://github.com/pedrohnv/hp_hem