UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Institucional

Você está em: Inicial > Institucional

O Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é uma referência de competência e qualidade para toda a comunidade.

 

Sua estrutura é constituída por sete departamentos que abrigam oito cursos de graduação (Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas, Ciência da Religião, Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História, Psicologia e Turismo), seis mestrados (Ciência da Religião, Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História e Psicologia), quatro doutorados (Ciência da Religião, Ciências Sociais, História e Psicologia) e dois cursos de especialização (Ciência da Religião e Filosofia, Cultura e Sociedade).

 

Foi uma das primeiras unidades a se instalar no atual campus da UFJF e possui hoje o maior número de alunos da Universidade (cerca de 2.000 registrados – entre graduação e pós-graduação lato e estrito senso), contando com 94 professores em seu quadro. A qualificação dos docentes atinge 80% de professores doutores, 10% de mestres e outros 10% com o grau de especialista. No sentido de reforçar a capacidade do Instituto, colaboram ainda 17 professores adicionais, visitantes e substitutos, a maioria doutores.

 

Para consolidar as atividades de ensino, pesquisa e extensão, os departamentos mantêm laboratórios em áreas como Geociências, Ciências Sociais e História, além de núcleos de pesquisa em Psicologia, Ciências Sociais, História, Ciência da Religião e Geociências. O departamento de Filosofia mantém o projeto Pensando Bem, desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa em Filosofia e Educação. Além desses, o ICH tem associado a sua estrutura o Centro de Psicologia Aplicada (CPA) – vinculado diretamente ao departamento e curso de Psicologia – e a Estação Meteorológica (em convênio UFJF/INMET e coordenado a partir do departamento de Geociências). Abriga ainda o Centro de Pesquisas Sociais (CPS), órgão suplementar da UFJF (ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa), que realiza atividades de pesquisa em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.