Você está em: Residência Médica > Programas de Residência > Residência em Nefrologia > Histórico
A Residência em Nefrologia do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi criada em 1977. O Programa é coordenado pela Comissão de Residências (Coreme) do HU e credenciado pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e pelo Ministério da Educação (MEC).
O Programa funciona em horário integral e tem duração de dois anos. Anualmente são oferecidas quatro vagas e como pré-requisito é exigido dois anos de Clínica Médica. O treinamento é essencialmente prático, mas o seu diferencial são as atividades de caráter teórico, onde os alunos são estimulados à “curiosidade” científica e à produção de pesquisa, através de reuniões, palestras e atividades interdisciplinares. Há uma proposta única na nefrologia brasileira chamada Programa de Residência Doutorado. Neste Programa, o residente que publicar uma artigo como primeiro autor numa revista SciELO, escrever e defender um projeto de pesquisa, pode, ao fim do segundo ano da sua residência, se candidatar a uma vaga no doutorado do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Faculdade de Medicina da UFJF.
Os residentes atuam no HU/CAS – Unidade Santa Catarina e Unidade Dom Bosco e na Fundação Instituto Mineiro de Estudos e Pesquisas em Nefrologia (Imepen). Na Fundação Imepen, além do treinamento referente às diferentes doenças renais, o residente tem um treinamento adicional em diabetes mellitus, hipertensão arterial e suas complicações cardiovasculares, através do Programa Hiperdia Minas.
Deve-se destacar também o caráter interdisciplinar do Programa. Além dos nefrologistas, os atendimentos têm a participação de cardiologistas, endocrinologistas, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, dentistas, educador físico e enfermeiros. Os residentes são supervisionados a todo momento e os preceptores são altamente qualificados. Dos cinco professores que atuam no programa, todos são doutores e quatro tem pós doutorado no exterior.
Enfermaria (leitos de nefrologia e CTI) – Atendimento aos pacientes internados para a nefrologia e interconsultas.
Ambulatórios : Glomerulopatias, Hipertensão Arterial, Transplante Renal, Doença Renal Crônica, Nefropatia Diabética e Síndrome Metabólica, Nefrogeriatria, Programa Hiperdia Minas(Pacientes hipertensos, diabéticos e com doença renal crônica com alto risco cardiovascular), Nutrição, Serviço Social, Psicologia, Odontologia, Farmácia e Educação Física.
Programa de Terapia renal Substitutiva – Hemodiálise e Diálise Peritonel;
Programa de Transplante Renal (doador vivo e falecido);
Programa de Residência- Doutorado;
Procedimentos: Ultrassonografia como “poit-of-care” em nefrologia, implante de cateter peritoneal, ecocardiograma, MAPA, teste ergométrico, holter de frequência, sedimentoscopia com microscopia de contraste de fase e ECG.
Site IMEPEN: www.imepen.com