UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Seminários Ibéria-América

Você está em: Seminários Ibéria-América

Os Seminários Ibéria-América – Seminários de História Econômica (SIA) aproveitam-se das experiências dos seus homólogos levados a efeito por El Colegio de México, Universidad Autónoma de México e Instituto de Investigaciones Dr. José Luis Mora (‘Seminario Interinstitucional de Historia Económica’), pela Facultad de Ciencias Sociales da Universidad de la República, no Uruguai (‘Seminario del Programa de Historia Económica y Social’) e pelo Núcleo de Pesquisa Hermes & Clio, do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.

O objetivo dos SIA é a apresentação de resultados de pesquisa e a discussão em torno de temas de interesse para a comunidade de historiadores econômicos. Afinado com a perspectiva que lhe deu origem, os SIA estão voltados para estudos tanto sobre o Brasil, quanto para outras realidades nacionais. De igual modo, abrange campos afins à História Econômica, como a História Demográfica e a História das Instituições.

 

Sessão especial

Historiografia econômica e fiscal contemporânea sobre a Nova Espanha e México

Prof. Dr. Ernest Sánchez Santiró – Instituto de Investigaciones Dr. José María Luis Mora CONACYT (México)

13 e 14 de julho de 2016 – de 14:00 a 17:00 horas

Local: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Prédio do CCET/IBIO (auditório do Programa de Pós-Graduação em Informática)

Avenida Pasteur, 296 – Urca – Rio de Janeiro (RJ)

Número de vagas: 35

Para inscrever-se, os interessados deverão enviar mensagem informando o nome completo e filiação institucional a grupo.hqg@ufjf.edu.br impreterivelmente até o dia 11 de julho de 2016.

 O seminário é concebido como una revisão dos principais avanços e debates historiográficos que produziram nas últimas décadas sobre o desempenho econômico e fiscal do vice-reino da Nova Espanha no século XVIII “longo” (1690-1821) e no México no século XIX. Somente sob certos aspectos pontuais, no marco das continuidades e/ou rupturas ocorridas, serão estudados os avanços realizados em torno do século XX. Com tal revisão, não só se apresentarão as principais obras e autores que participaram deste processo, como também proceder-se-á um exame detalhado das fontes, metodologias e marcos de análises existentes, assim como os que empregaram para a renovação do conhecimento historiográfico. O objetivo último é que o participante do seminário conte com uma radiografia que lhe sirva de introdução e guia para seus próprios estudos e inquietudes historiográficas, com vistas a facilitar a abertura para outras historiografias latino-americanas de temática econômica e fiscal.

O professor Ernest Sánchez Santiró é doutor em Geografia e História pela Universidad de Valencia e faz parte do Sistema Nacional de Investigadores do México.
Entre seus livros recentes destacam-se:
Corte de Caja: la Real Hacienda de Nueva España y el primer reformismo fiscal de los Borbones (1720-1755); alcances y contradicciones, México, 2013.
La imperiosa necesidad; crisis y colapso del Erario de Nueva España (1808-1821), México (no prelo).
Relaciones de valores y distribución de la Real Hacienda de Nueva España, 1744-1748, México, 2014.
Las alcabalas mexicanas, 1821-1857; los dilemas en la construcción de la Hacienda nacional, México, 2009.

 

Apoio

logomarca_unirio     UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

     Núcleo de Estudos Coloniais – MANTO

Grupo de Pesquisa em História Econômica – História Quantitativa e Georreferenciada