UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Boletim GPHE

Você está em: Boletim do GPHE > Boletim GPHE

 

Grupo de Pesquisa em História Econômica

História Quantitativa e Georreferenciada

 


Prêmio Império: Terra & Território

 

Encontra-se aberto até 31 de Março de 2012 o concurso para atribuição do Prêmio Império: Terra & Território. Este Prémio, promovido por um conjunto de universidades portuguesas e brasileiras, está organizado em duas categorias (Doutoramento e Mestrado) e destina-se a galardoar as melhores teses realizadas sobre temáticas relacionadas com a história da agricultura, das sociedades rurais, da organização e da representação do território. Admitem-se a concurso trabalhos inéditos, defendidos em universidades dos países de língua portuguesa durante os anos de 2010 e 2011, incidindo sobre qualquer dos territórios que em algum momento fizeram parte do Império Português (incluindo Portugal), devendo focar-se principalmente no período anterior à sua transformação em nações independentes. Os interessados poderão consultar aqui o Regulamento e outras informações. As candidaturas deverão ser enviadas para premioimperio@gmail.com.

 

Recursos Didáticos em História Econômica

A Associação Espanhola de História Econômica informa a publicação de uma nova seção em sua página dedicada aos Recursos Didáticos em História Econômica: História Rural, Agrária e Florestal. Ali se pode consultar uma coleção de documentos de especial interesse para o conhecimento da história rural, agrária e florestal espanhola do século XX, bem como outros relativos a França e Holanda. www. Para acessar os recursos, clique aqui.

 

Publicação

PIERRE, Guy (org.).Histoire économique de la Caraïbe, 1880-1950. Port-au-Prince: Presses de l’Université d’État d’Haiti, 2012, 459 p. (ISBN: 978-99935-57-40-1; preço: 1.500 gourdes/US $37,5). Contribuições de César Ayalá Casas, José L. Bolivar Fresneda, Alain Buffon, Roberto Cassá, Fred Doura, Paul Drake, Gusti-Klara Gaillard Pourchet, Rebeca Gómez Betancourt, Franklin Franco Pichardo, Leslie F. Manigat, Rémy Montas, Rita Pemberton, Guy Pierre, Inés Roldan de Montaud, Oscar Zanetti Lecuona, Pedro Welch, Jérôme Wilson. Trata-se de obra que de imediato adquire interesse por conta do lugar reduzido  ocupado ainda hoje pela história econômica do Caribe nas historiografia econômica do continente americano. No entanto, não se poderá entender as particularidades do desenvolvimento do capitalismo na região sem recorrer a ela. Isto, sem estudar o processo de acumulação de capital baseado em economias de plantation que regularam e conformaram a longa história do Caribe desde a formação dos mercados no século XVI. Ou ainda sem questionar os movimentos e as formas de realização do capital financeiro nas economias que compõem esta região. Esta obra reúne as atas do Colóquio de História Econômica do Caribe (1880-1950) realizado em Port-au-Prince em fevereiro de 2008 em homenagem a dois historiadores haitianos, Joseph Chatelain e Alain Turnier, pela contribuição de ambos, no início dos anos cinquenta, à História Econômica da região.

 

Chamada de artigos

 

Revista de Historia Económica/Journal of Iberian and Latin American Economic History
Editores: Luis Bértola, Universidad de la República, Montevideo, Uruguay; Alan Dye, Columbia University, USA;  Antonio Tena (Chief Editor), Universidad Carlos III de Madrid, Spain
A Revista de Historia Económica – Journal of Iberian and Latin American Economic History (RHE-JILAEH) constitui um forum global para discussões nacionais específicas em História Econômica, sob parâmetros internacionais. RHE-JILAEH publica resultados de pesquisas em História Econômica, pensamento econômico e em áreas da Economia voltadas para as análises de longo termo da América Latina e Península Ibérica. É dada muita ênfase a trabalhos numa perspectiva global, em particular artigos que adotem abordagens comparativas internacionais. Nesse sentido, e de fato refletindo o forte compromisso desse periódico com a internacionalização dos debates em curso sobre a História Econômica ibérica e latino-americana, são publicados artios em inglês e espanhol.
RHE-JILAEH está indexado no Thomson-Reuters Journal Citation Reports (0.172 in 2010), SSCI, EBSCOhost Historical Abstracts, Scopus, RePEc, IDEAS, EconLit, Latin Index, Cabell’s, IBSS, CINDOC-ISOC e Google Scholar. RHE-JILAEH obteve fator de impacto de 0.172 na Thomson-Reuters Journal Citation Report em 2010.

 

 

Convocatórias

 

XV SEMINÁRIO SOBRE A ECONOMIA MINEIRA
Economia, História, Demografia e Políticas Públicas
Diamantina, 28/08 a 01º/09/2012

Como ocorre a cada dois anos, o CEDEPLAR-UFMG realizará em 2012 o XV Seminário sobre a Economia Mineira. Tradicionalmente conhecido como Seminário de Diamantina, ele ocorrerá de 28 de agosto a 1º de setembro, na cidade de Diamantina (MG). O evento congrega estudiosos que têm Minas Gerais como objeto de reflexão. Os temas serão abordados em mesas-redondas e sessões especiais compostas por convidados e em sessões temáticas organizadas com base em trabalhos selecionados.
A data-limite para submissão de trabalhos é 15 de abril de 2012.
Para acessar a íntegra da convocatória, clique aqui.

 

Segundo Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações
Florianópolis (SC), 17 a 19 de setembro de 2012

O Programa de Pós-Graduação em História e o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina, através do Grupo de Pesquisa Laboratório de Imigração, Migração e História Ambiental (LABIMHA), têm o prazer de convidar colegas pesquisadores para submeterem propostas de trabalho para o 2° Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações. O Simpósio acontecerá em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, de 17 a 19 de setembro de 2012. O local do evento será a Universidade Federal de Santa Catarina. Nesta edição serão tratadas várias temáticas de História Ambiental e Migrações, contemplando diferentes períodos e regiões do globo. Como uma das características da História Ambiental, o Simpósio está aberto a pesquisadores de todas as disciplinas e backgrounds. Para acessar a página do evento, clique aqui.

 

QUINTO CONGRESO NACIONAL DE HISTORIA
Lima, 6 a 10 de agosto de 2012

 

A Escuela Académico Profesional de Historia de la Universidad Nacional Mayor de San Marcos

convoca a todos os interessados para o Quinto Congreso Nacional de Historia, a realizar-se de 6 a 10 de agosto do presente ano na Cidade Universitária da Universidad Nacional Mayor de San Marcos, Lima, Peru. Para acessa a íntegra da convocatória, clique aqui.

 

 

Grupo de Pesquisa em História Econômica – História Quantitativa e Georreferenciada