UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Boletim do GPHE

Você está em: Boletim do GPHE


Grupo de Pesquisa em História Econômica

História Quantitativa e Georreferenciada

 

 

Chamadas de Congressos

 

IVª Conferência Internacional de História Econômica & VI Encontro de Pós-Graduação em
História Econômica
São Paulo, 9-11 de outubro de 2012

A IVª Conferência Internacional de História Econômica & VI Encontro de Pós-Graduação em História Econômica têm por objetivo dar continuidade aos Encontros de Pós-Graduação promovidos pela ABPHE desde 2002, assim como aos encontros promovidos pelo Programa de História Econômica da FFLCH/USP. Os eventos serão realizados na Universidade de São Paulo, nos dias 9 a 11 de outubro de 2012, nas faculdades da FFLCH/USP e FEA/USP. Este evento, em especial, faz parte dos encontros destinados para apresentação das pesquisas dos alunos de Graduação e Pós-Graduação, contando também com Conferências e Mesas Redondas de professores e pesquisadores reconhecidos na área. Convidamos os graduandos, bolsistas de iniciação científica, graduados, pós-graduandos e pesquisadores que acabaram de defender suas teses e dissertações com trabalhos em História Econômica, Social e de História de Empresas para enviarem artigos ao Encontro. Para mais informações consulte o site do Encontro aqui.

 

Datas importantes:

Data do Encontro: 9, 10 e 11 de outubro de 2012

Local: Universidade de São Paulo

Data para envio de resumo: 15 de março de 2012 (Resumo de até 1 página, Times NewRoman, 12, espaço 1,5 entre linhas, contendo título, nome, filiação institucional e email).

Data para envio dos artigos: 30 de abril de 2012

 

 

San Carlos de Bariloche – Argentina
23 al 27 de Octubre de 2012


A Associação Argentina de História Econômica em conjunto com a Universidad Nacional del Comahue e as Associações de História Econômica dos países ibero-americanos  anunciam a edição da primeira circular para o Terceiro Congresso Latino-Americano de História Econômica (CLADHE III), que será realizado em San Carlos de Bariloche, Argentina, de 23 a 27 de outubro de 2012.
Para acessar a íntegra da convocatória, clique aqui.

Além das mesas mesas gerais, a organização do Congresso anuncia a convocatória para submissão de propostas de simposios temáticos, com vistas a incentivar a participação conjunta de colegas de vários países, difundir e discutir antes dos simpósios os trabalhos apresentados por meio de blogs, aumentar o público participante em cada simpósio e estabelecer agendas de investigação comuns por temas e períodos. Com o objetivo de promover a participação conjunta dos colegas dos diversos países da região e do mundo ibérico, cada simpósio deverá contar com ao menos dois coordenadores de nacionalidades distintas e um máximo de três.

As propostas de simpósios temáticos deverão incluir:

a) uma justificativa detalhando o perfil temático e problemáticas sob análise. Serão privilegiadas propostas de enfoques no longo prazo, em perspectiva comparada

b) um currículum vitae breve dos/das coordenadores/as, que deverão apresentar uma trajetória acadêmica continuada e reconhecida no tema proposto;

c) uma lista dos potenciais participantes e possíveis comentaristas, especificando em cada caso a filiação institucional.

d) os simpósios deverão contar com participantes de diversos países, com um máximo de 50% procedente de um mesmo país, com o propósito de potenciar os enfoques comparativos.

Para ser aprovados, oos simpósios deverão assegurar um mínimo de 10 e um máximo de 18 comunicações. Sua aprovação, a cargo do Comitê Organizador Internacional (COI), será comunicada aos coordenadores por correio eletrônico nas datas abaixo especificadas. A aprovação deverá ser ratificada ao concluir o período de recepção de resumos, que deverão ajustar-se aos números acima indicados.

 

Datas importantes:

29 de fevereiro de 2012: data limite para a recepção de propostas de simpósios

26 de março de 2012: publicação da lista de simpósios aceitos e convocatório para apresentação de resumos para os simpósios e mesas gerais

21 de maio de 2012: data limite para envio de resumos para simpósios e mesas gerais

15 de junho de 2012: comunicação dos resumos aprovados para simpósios e mesas gerais, bem como ratificação dos simpósios e mesas gerais que serão habilitados

8 de setembro de 2012: data limite para envio de comunicações para os simpósios e mesas gerais.

 

 

IV Simpósio Ibero-Americano de História da Cartografia
Lisboa, 11 -14 de Setembro de 2012 Biblioteca Nacional de Portugal

Depois das edições de 2006 (Buenos Aires), 2008 (Cidade do México) e 2010 (São Paulo), cabe ao Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa (CEG/UL), em colaboração com o Centro de História de Além-Mar da Universidade Nova de Lisboa (CHAM/UNL) e a Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), organizar pela primeira vez na Península Ibérica uma edição daquele que é já um dos fóruns mais empenhados em investigar o papel da imagem na construção dos objectos geográficos, questão central da história e da teoria da cartografia contemporâneas. O Simpósio de Lisboa é subordinado ao tema Cartógrafos para toda a Terra. Produção e circulação do saber cartográfico ibero-americano: agentes e contextos. Com a selecção deste tema pretendem-se três objectivos centrais. Em primeiro lugar, tirar amplo partido da circunstância de trabalharmos uma matriz cartográfica que consumou uma representação pioneira do espaço planetário, ao mesmo tempo que influenciou profundamente as grandes categorias espaciais imaginadas para organizar o conhecimento geográfico do mundo. Em segundo lugar, pretende-se estimular um inquérito alargado sobre as operações de produção, circulação e consulta dos objectos cartográficos, o qual comece por reflectir a densidade dos contextos culturais e sociais que acompanham esta sucessão de etapas. Por último, ao se destacar a figura do cartógrafo quer-se suscitar a realização de inquéritos biográficos, aspecto desde logo decisivo para o esclarecimento das importantes questões relativas à identificação da autoria do mapa.
Além das sessões organizadas em torno de 11 temas principais, que em sua maioria trata da produção e circulação dos objetos cartográficos, são também oferecidas duas sessões especiais, que homenageiam dois investigadores de excelência desaparecidos do nosso convívio em 2011, mas cuja obra certamente inspirará as próximas gerações: a sessão dedicada ao Professor Mauricio de Almeida Abreu, sobre a cartografia dos espaços urbanos americanos; e a sessão dedicada ao Almirante Max Justo Guedes, que trará para o Simpósio o tema da cartografia náutica.

Línguas de trabalho: português, espanhol e inglês (não haverá tradução simultânea).

Para maiores detalhes, clique aqui.

Datas importantes:

20 de maio de 2012: resposta às propostas de comunicação

31 de dezembro de 2012: data final para envio das comunicações in extenso

30 de março de 2012: data limite de submissão de resumos

 

Veja também: Boletim Especial, Boletim GPHE.

Grupo de Pesquisa em História Econômica – História Quantitativa e Georreferenciada