UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Fungos

Você está em: Acervo > Fungos

O acervo do Herbário Leopoldo Krieger (CESJ), da Universidade Federal de Juiz de Fora conta com 747 exsicatas de fungos, oriundas de coletas de diferentes estados brasileiros e, também, de doações de material exótico, sobretudo da Alemanha.

Com relação aos estados brasileiros, estão representados na coleção materiais do Acre, Amazonas, Bahia, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A coleção permite a obtenção de muitas informações que evidenciam a importância do Herbário CESJ como fonte de estudos de taxonomia de fungos, sobretudo de Minas Gerais, o estado mais representado no acervo.

Os espécimes analisados pertencem a 29 famílias, sendo Polyporaceae, Agaricaceae, Auriculariaceae, Xylariaceae e Thelephoraceae as que apresentam o maior número de representantes.

A maior parte do material foi coletada em troncos mortos, mas muitas ocorrências em troncos vivos foram também observadas; juntos, estes dois substratos representam mais de 50% das ocorrências analisadas. Os demais substratos observados foram solo, folhas, raízes, cupinzeiros, frutos e esterco.

Veja também: Coleção de fungos.

Herbário Leopoldo Krieger – CESJ