UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

05/02/2009 – REVISTA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO – As apropriações do pensamento de Vygotsky no Brasil: um tema em debate

Você está em: Publicações > Publicações em periódicos > 05/02/2009 - REVISTA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - As apropriações do pensamento de Vygotsky no Brasil: um tema em debate

REVISTA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO – As apropriações do pensamento de Vygotsky no Brasil: um tema em debate  

Resumo:

 

FREITAS, M. T. A. As apropriações do pensamento de Vygotsky no Brasil: um tema em debate. Revista Psicologia da Educação, São Paulo, n. 10/11, p. 09-28, 2001.

 
– Este artigo debate as idéias presentes em uma publicação (Duarte, 2000) que faz uma crítica às apropriações da teoria vigotskiana no Brasil, considerando-as neoliberais e pós-modernas. Procurando realizar uma compreensão ativa do tema, a autora explicita o lugar de onde fala e procura analisar as convergências e divergências encontradas em relação ao trabalho em debate, mostrando a sua leitura do pensamento de Vygotsky. Construindo sua contra palavra, a autora detém-se em analisar o que entende como movimento pós-moderno mostrando que Vygotsky deve ser compreendido a partir de sua filiação às idéias do materialismo histórico-dialético.

 

Data: 05/02/2009

tw-be6cb

LIC – Linguagem, Interação e Conhecimento