UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

31/01/2009 – REVISTA VERTENTES – A pesquisa em educação: questões e desafios

Você está em: Publicações > Publicações em periódicos > 31/01/2009 - REVISTA VERTENTES - A pesquisa em educação: questões e desafios

REVISTA VERTENTES – A pesquisa em educação: questões e desafios  

Resumo:

 link14

 

 

FREITAS, M. T. A. A pesquisa em educação: questões e desafios. Vertentes, São João Del Rei, n. 29, jan./jun. 2007. p. 28-37.

 

 

O artigo apresenta uma reflexão sobre a pesquisa em educação, levantando algumas questões diante dos desafios que o pesquisador enfrenta em seu exercício investigativo. Procurando respostas para as questões propostas, situa rapidamente a presença dos referenciais positivista, interpretativista e crítico na evolução da pesquisa em educação no Brasil. Diante das insatisfações, criticas e desconfianças suscitadas pela adoção desses referenciais na pesquisa educacional, busca compreender a situação em sua historicidade, analisando como estes refletem e refratam a realidade na qual são engendrados. Em seguida, discute se a pesquisa qualitativa de abordagem sócio-histórico-cultural  pode ser uma opção para a realização de pesquisas que focalizem a realidade humana em uma perspectiva de totalidade e nela se impliquem, buscando alternativas de superação. Aprofundando essa discussão, realiza um dialogo dessa abordagem de pesquisa com os referenciais positivistas, interpretativo e crítico. 

Data: 31/01/2009

tw-be6cb

LIC – Linguagem, Interação e Conhecimento