09/02/2009 – REVISTA TEIAS – A revista escolar em tempos de internet

Você está em: Publicações > Publicações em periódicos > 09/02/2009 - REVISTA TEIAS - A revista escolar em tempos de internet

REVISTA TEIAS

Resumo:

Link6

Revista TEIAS – Faculdade de Educação da UERJ.

Leitura, Escrita, Formação de Professores

Nessa edição da Revista Teias – nº 5 de jan/jun de 2002 , temos os seguintes artigos dos membros do grupo Lic:

A pesquisa escolar em tempos de internet

Alessandra sexto Bernardes e Olívia Paiva Fernandes

A questão que nos propomos a discutir no presente trabalho envolve a problemática da pesquisa da e para a escola. Pretendemos, no decorrer deste trabalho, compreender, através do discurso de adolescentes entrevistados, estudantes/internautas, a construção/produção da pesquisa escola e, mais especificamente aquela que se processa no e pelo contexto hipertextual da internet, buscando a sua funcionalidade no contexto do ensino e o seu papel na constituição do sujeito leitor-escritor. Com suporte na teoria enunciativa da linguagem de Bakhtin, procuramos analisar a questão da autoria da pesquisa escolar, focalizando-a em sua dimensão textual/discursiva.

Pelo discurso de adolescentes usuários da net: o uso dos gêneros discursivos e textuais no contexto escolar.

Glória de Melo Tonácio

Este trabalho pretende analisar o uso didático de gêneros discursivos e textuais como objeto de prática pedagógica no contexto escolar, mediado pelas vozes dos adolescentes, alunos/usuários da internet, como parte da pesquisa “A construção/produção da escrita na internet e na escola: uma abordagem sócio-cultural”, na qual buscamos o processo de produção-construção da escrita e a compreensão dos gêneros presentes na prática pedagógica. Para tal, entrevistamos, na forma presencial, nove adolescentes (12/18 anos), oriundos de escolas públicas e particulares de Juiz de Fora – MG, no período de dezembro de 200 a fevereiro de 2001, através de gravação em áudio e vídeo. Logo após, as entrevistas foram transcritas e analisadas. Nossa intervenção sedimenta-se na abordagem qualitativa e na perspectiva sócio-histórica.

Palavras-chave: Adolescente, internet, escola.

Entrevista com MT

Leitura, escrita, formação de professores: velhos temas de pesquisa numa “e-ntrevista” em novo formato

O convite feito por Teias para que organizasse uma entrevista com Sonia Kramer em torno dos temas “leitura, escrita, formação de professore” soou como possibilidade de recomeçar uma conversa há muito iniciada em nossas trajetórias de pesquisa. Percebi, no entanto que seria uma entrevista diferente. Não estaríamos diante uma da outra como numa conversa face a face. Entre nós haveria a distância de mais de 190 quilômetros de estrada que separam/unem o Rio de Juiz de Fora. E assim, teclando minhas perguntas que via escritas na tela e que seriam enviadas pro e-mail, pude interagir com as respostas também assim produzidas. Enfim, esta foi uma entrevista virtual, construída usando o recurso da tecnologia da internet, um novo meio para ressignificar velhas questões.

Data: 09/02/2009

tw-be6cb