UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

07/02/2009 – EDUCAÇÃO E PESQUISA. O pensamento de Vygotsky nas reuniões da ANPEd (1998-2003).

Você está em: Publicações > Publicações em periódicos > 07/02/2009 - EDUCAÇÃO E PESQUISA. O pensamento de Vygotsky nas reuniões da ANPEd (1998-2003).

EDUCAÇÃO E PESQUISA. O pensamento de Vygotsky nas reuniões da ANPEd (1998-2003).  

Resumo:

 link9

 

FREITAS, M. T. A. O pensamento de Vygotsky nas reuniões da ANPEd (1998-2003). Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 109-138, 2004.

  

– Este artigo analisa os trabalhos fundamentados no pensamento de Vygotsky encontrados da 21ª até a 26ª Reunião Anual da ANPEd, no período de 1998 a 2003, com o objetivo de compreender como esse referencial teórico está sendo apropriado pelos autores participantes desse evento da área da Educação. O texto está organizado em três partes. Em primeiro lugar descreve-se o processo da pesquisa. Em seguida, são apresentados e discutidos os dados quantitativos do material analisado, presentes nas tabelas que figuram em anexo. A terceira parte se constitui em uma análise qualitativa, na qual se explicitam que referências bibliográficas são as mais utilizadas nos trabalhos examinados, que temas e conceitos da abordagem vygotskiana predominam nessa produção e a apropriação da teoria revelada nos textos. Nessa parte são destacados alguns trabalhos em especial, que parecem oferecer uma contribuição mais valiosa para a construção do conhecimento nesse campo, avançando teoricamente e expandindo os conceitos originais do autor em questão. Conclui-se o artigo tecendo algumas reflexões sobre a atual apropriação do pensamento de Vygotsky, revelada nos trabalhos analisados, dialogando com a tese de doutorado da autora, realizada doze anos atrás, que, abordando a mesma temática, focalizou a chegada dos autores da abordagem histórico-cultural no Brasil, o começo da difusão de suas idéias e os esforços iniciais de incorporação de seus conceitos. Finalmente, levantam-se algumas implicações que o estudo feito pode trazer para os educadores brasileiros e estudiosos de Vygotsky.

 

Data: 07/02/2009

tw-be6cb

LIC – Linguagem, Interação e Conhecimento