Você está em: Publicações > Capítulos de livros > Cabeças Digitais O cotidiano na era da informação.A internet na escola: desafios para a formação de professores.

Cabeças Digitais O cotidiano na era da informação. A internet na escola: desafios para a formação de professores.

Autor: Maria Teresa de Assunção Freitas

Resumo:

Mais recente publicação da parceria Editora PUC – Rio/ Edições Loyola, Cabeças Digitais: o Cotidiano na Era da Informação é fonte importante de reflexões acerca do impacto social da internet. Na contramão dos nostálgicos que preferem julgar os desdobramentos das mudanças provocadas pela Rede, os autores de Cabeças digitais têm o objetivo de ajudar o leitor a compreender como as tecnologias de informação influenciam cotidianamente o “homem digital”. A coletânea de ensaios, organizada por Ana Maria Nicolaci-da-Costa (Psicologia, PUC – Rio), reúne contribuições de profissionais de diversas áreas, como psicologia, educação, sociologia, antropologia, comunicação e informática. Seu caráter multidisciplinar faz com que os doze ensaios que compõem o livro possam ser lidos em qualquer ordem com um tema em comum: o comportamento humano na rede. O livro trata de questões polêmicas em relação à internet, como: a fusão do real com o virtual, a febre do site de relacionamentos Orkut e a solidão dos internautas, a reação dos jovens “cabeças digitais” ao ambiente escolar, entre outras.

Data: 12/02/2009

Bibliografia: FREITAS, M. T. A. A internet na escola: desafios para a formação de professores. In: Ana Maria Nicolaci da Costa. (Org.). Cabeças Digitais: O cotidiano na era da informação. 1 ed. São Paulo: Loyola / PUC-RJ, 2006, v. 1, p. 191-208.

tw-be6cb

LIC – Linguagem, Interação e Conhecimento