UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Ciências Humanas e Pesquisa: Leituras de Mikhail Bakhtin – A perspectiva sócio-histórica: uma visão humana da construção do conhecimento.

Você está em: Publicações > Capítulos de livros > Ciências Humanas e Pesquisa: Leituras de Mikhail Bakhtin - A perspectiva sócio-histórica: uma visão humana da construção do conhecimento.

Ciências Humanas e Pesquisa: Leituras de Mikhail Bakhtin – A perspectiva sócio-histórica: uma visão humana da construção do conhecimento.

Autor: Maria Teresa de Assunção Freitas

Resumo:

Este livro aborda a ética da pesquisa nas ciências humanas, tendo por base as formulações teóricas de Mikhail Bakhtin, para analisar a diversidade e a complexidade da experiência do homem contemporâneo num mundo em permanente transformação. Os artigos aqui reunidos, com base em reflexões de diferentes autores, focalizam a atividade de pesquisar com o olhar de uma perspectiva fundamentada em Bakhtin. O diálogo, a polifonia e a pluralidade que caracterizam a obra de Bakhtin motivam o estudo e fundamentam um referencial teórico e uma prática de pesquisa nas ciências humanas, em que os objetos são sempre sujeitos da história, sujeitos que falam.

 

Data: 11/02/2009

 

Bibliografia: FREITAS, M. T. A. A perspectiva sócio-histórica: uma visão humana da construção do conhecimento. In: Maria Teresa de a. Freitas; Solange Jobim e Souza; Sônia Kramer. (Org.). Ciências Humanas e Pesquisa: Leituras de Mikhail Bakhtin. 1 ed. São Paulo: Cortez Editora, 2003, v. 107, p. 26-38.

tw-be6cb

LIC – Linguagem, Interação e Conhecimento