Literatura e letramento: espaços, suportes e interfaces – O jogo do livro.Leitura, escrita e literatura em tempos de internet.

Você está em: Publicações > Capítulos de livros > Literatura e letramento: espaços, suportes e interfaces - O jogo do livro.Leitura, escrita e literatura em tempos de internet.

Literatura e letramento: espaços, suportes e interfaces – O jogo do livro. Leitura, escrita e literatura em tempos de internet.

Autor: Maria Teresa de Assunção Freitas

Resumo:

Este livro reúne trabalhos e pesquisadores a respeito de diferentes dimensões envolvidas na difusão da literatura e na formação de seu público, no mundo contemporâneo. Convida seus leitores a percorrer caminhos e acidentes conhecidos como: a escola propões ao jovem e à criança modos de relação com a cultura literária? Que conteúdos dessa cultura seleciona e exclui? Que capacidades e procedimentos – de escolha, de leitura, de apreciação – jovens leitores desenvolvem no contato com a literatura na escola? Quais os efeitos das práticas escolares sobre a formação literária de jovens e crianças? Os autores nos propõem uma revisão em nossa maneira de ver as coisas já vistas, de modo a melhor compreender este complexo fenômeno da difusão da literatura. E o fazem de diferentes modos; mostram que a difusão da literatura não se faz apenas por meio da literatura infanto-juvenil, mas também por gêneros orais ou sem prestígio, como o cordel; o livro não é mais o único suporte sobre o qual se exerce a formação para a leitura de textos literários e mesmo os textos nesse tradicional suporte vêm assumindo novas características, ensejando novos modos de fazer e ler literatura, sob o impacto de novos meios, como a internet, ou de outras linguagens, como a imagem, o cinema, os quadrinhos. Neste livro encontra-se o texto Leitura, escrita e literatura em tempos de internet, de Maria Teresa Freitas, coordenadora do grupo LIC.

Data: 08/02/2009

Bibliografia: FREITAS, M. T. A.. Leitura, escrita e literatura em tempos de internet. In: Aparecida Paiva; Aracy Martins; graça Paulino; Zélia versiane. (Org.). Literatura e letramento: espaços, suportes e interfaces – O jogo do livro. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2003, v. 8, p. 155-173

tw-be6cb

LIC – Linguagem, Interação e Conhecimento